Ex-prefeito é condenado por posse ilegal de arma de fogo

O ex-prefeito do município de Roteiro, Fábio César Jatobá, foi condenado a mais de três anos de prisão por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. A pena, porém, foi substituída por prestação de serviços comunitários. A decisão foi do juiz Carlos Henrique Pita Duarda, da 3º Vara Criminal de Maceió.

Conforme o magistrado, cada dia de pena deve ser convertido em uma hora de trabalho. “A lei pune a simples posse da munição de uso restrito ou proibido, independente de o agente estar prestes a usá-la, ou de haver arma de mesmo calibre próximo, ou diante de qualquer outro enredo”, diz a sentença.

Ainda de acordo com a decisão, aos sábados e domingos, o ex-prefeito terá que permanecer “em casa de albergado ou outro estabelecimento adequado, sendo que durante a permanência poderão ser ministrados ao condenado cursos e palestras ou atribuídas atividades educativas, nos termos do artigo 48 do Código Penal”.

Em depoimento, o político afirmou não reconhecer o material apreendido, pelo fato do carro pertencer ao seu irmão.

A Defensoria Pública pediu a absolvição do ex-prefeito, alegando inexistência de provas. Entretanto, requereu a condenação dele em honorários advocatícios em favor do órgão, por não se tratar de réu economicamente hipossuficiente (que não poderia arcar com os custos), o que foi atendido pelo juiz.

O fato foi registrado em dezembro de 2007 durante cumprimentos de mandados relacionados à Operação Taturana expeddos pelo Tribunal Federal da 5ª Região. No interior de um veículo KIA Sportage, os policiais encontraram cinco cartuchos calibre 38 deflagrados, cinco cartuchos intactos do mesmo calibre, um cartucho calibre 12 deflagrado, seis intactos, 27 cartuchos calibre 9×19 mm e um carregador para submetralhadora 9×19 mm.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos