Alagoas ultrapassa meta de vacinação contra a Influenza

Campanha de vacinação foi prorrogada até sexta (22), nos 102 municípios do Estado

Carla Cleto/Sesau

Mesmo com a prorrogação da Campanha de Vacinação contra a Influenza até a sexta-feira (22), Alagoas já ultrapassou a meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS). Até às 16h20 desta segunda-feira (18), segundo o Programa Nacional de Imunização (PNI), o Estado já havia imunizado 91,37% do público-alvo, o que corresponde a 622.593 pessoas.

Dos nove estados do Nordeste, apenas Alagoas e o Ceará (94,61) já atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Ainda de acordo com o PNI, 99,24% das puérperas; 99,22% dos indígenas; 99,62% dos idosos; 101,09% dos professores; 98,24% dos trabalhadores da saúde, 79,72% das crianças e 84,80% das gestantes se vacinaram. Já para os servidores do sistema prisional, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, população privada de liberdade e portadores de doenças crônicas não há meta pré-estabelecida.

Este ano o público alvo da Campanha de Vacinação contra a Influenza são as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). Ainda estão entre os contemplados, os trabalhadores da saúde e os professores das escolas públicas e privadas, bem como, os indivíduos com 60 anos de idade ou mais.

Também fazem parte do grupo a ser vacinado, os servidores do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que cumprem medidas socioeducativas e a população privada de liberdade. O público-alvo da Campanha de Vacinação contra a Influenza contempla, ainda, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e os povos indígenas.

Pré-requisitos – Para se vacinar, os integrantes do público alvo devem comparecer aos postos de saúde espalhados nos 102 municípios do Estado, segundo a assessora do PNI em Alagoas, Denise Castro. “Quem ainda não se vacinou deve levar o cartão de vacinação e não perder a oportunidade de se prevenir contra a H1N1, H3N2 e Infuenza B”, recomendou, ao acrescentar que a única contra indicação é para os que têm alergia severa à proteína do ovo de galinha e seus derivados.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos