Prefeitura apresenta esquema de logística e segurança para o São João de Maceió

A Prefeitura de Maceió apresentou na manhã desta terça-feira (19), em coletiva de imprensa, o esquema de organização do São João de Maceió, que será realizado nos próximos dias 22, 23, 24, 29 e 30 de junho. Estiveram presentes no evento os secretários Ivon Berto, da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs); Antônio Moura, da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Vinícius Palmeira, presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

De acordo com Ivon Berto, a logística montada pela prefeitura será maior, porém, adotará o mesmo padrão do que foi realizado durante o Maceió Verão, em janeiro.

“Nós ampliamos a logística do São João com relação ao Maceió Verão, porque teremos muitos pontos na cidade onde teremos festas e não somente em Jaraguá. Nós teremos cinco áreas com arraiás de quadrilha, área cenográfica para os turistas, além de sete setores definidos para ambulantes”, contou.

O secretário de convívio social disse ainda que a Prefeitura de Maceió, juntamente com o Governo do Estado, já debateram sobre o esquema de segurança que será adotado na festa junina afim de evitar os mesmos transtornos que ocorreram no primeiro dia do Maceió Verão deste ano.

“Na parte interna teremos câmeras fotográficas com drone e videomonitoramento durante todas as cinco noites. No início dos dias de festa, já iremos fazer todo o trabalho de segurança. O primeiro dia de Maceió Verão tivemos problemas, mas ele serviu para que nós tomássemos como referência para que tenha dado certo os outros dias de festa. Estamos empreendendo todo o sistema de segurança pública e trabalhando muito para que seja produtivo para o evento que está sendo trazido para cá pela primeira vez”, prosseguiu.

Ivon ressaltou ainda que a segurança do evento deverá ser determinante para que o São João de Maceió possa entrar no mapa turístico das festas juninas do Nordeste e, consequentemente, do Brasil.

“Tivemos várias reuniões com a PM, com o Corpo de Bombeiros e todos os detalhes foram definidos. Tudo será monitorado em um posto de comando, de forma que acreditamos que este evento será uma referência para o Brasil. A ideia é colocar Maceió na rota turística e que Maceió seja, literalmente, a capital do São João”, disse.

Ambulantes

Com relação aos vendedores ambulantes, Berto afirmou também que, ao todo, quase 150 trabalhadores foram credenciados para trabalhar durante os festejos juninos em Maceió. Agentes da Semscs realizarão fiscalizações para manter a ordem.

“Houve um chamamento onde compareceram 170 ambulantes e autorizamos 147. Destes, 111 irão trabalhar no Jaraguá e os demais em outras áreas da cidade. Nós teremos três equipes em toda a cidade acompanhando todo o setor de ambulantes e acredito que não teremos nenhum tipo de surpresa desagradável”, finalizou.

Trânsito

O secretário de trânsito, Antônio Moura, afirmou que mais de 30 pontos serão bloqueados nas imediações dos locais que ocorrerão eventos na capital afim de evitar congestionamentos e transtornos e que ao todo, 30 agentes da SMTT estarão nas ruas para orientar a população.

“Nós estaremos fazendo os desvios e bloqueios quatro horas antes do início das festas. Nosso objetivo é sempre evitar congestionamentos e transtornos. Alguns pontos de interdição foram muito positivos em outras ocasiões e usaremos isso para melhor atender a população. Pedimos para que evitem ir de carro e utilizem o transporte público porque melhora muito a logística para todos”, finalizou.

Leia também: Superintendente de Trânsito diz que trabalha para impedir paralisação dos agentes; vídeo!

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos