Na palma da mão: escolas podem baixar app e atualizar dados do Censo Escolar

Educa Mais Brasil

Os aplicativos desenvolvidos para smartphones trazem inúmeras facilidades para a vida dos usuários, mas também contribuem para o estreitamento das relações entre as organizações e os públicos que interagem diretamente com elas. Entretanto, os benefícios da geolocalização não se resumem apenas à relação empresa x consumidor. As escolas brasileiras poderão usar o aplicativo educacional Censo Localiza para preencherem as informações relativas ao Censo Escolar da Educação Básica 2018.

Disponível nas plataformas Play Store (Andoid) e Apple Store (iPhone), o aplicativo pode ser usado por todas as instituições educacionais que declarem dados por meio do Sistema Educacenso. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o aplicativo “possibilitará o desenvolvimento de estudos e o acompanhamento de políticas públicas levando em consideração também a análise do território”.

Saiba mais: Censo Escolar 2018 tem calendário definido

Tal análise será possível porque as informações são coletadas com base no GPS (Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global, em português), que utiliza a geolocalização e os dados de identificação do smartphone a partir de uma conexão com a internet.

Como funciona o aplicativo Censo Localiza?

Para a marcação dos pontos da escola, não é necessário estar conectado à internet. Basta apenas que estejam salvos no celular e que sejam enviados para o Inep futuramente quando houver conexão. O indicado é que sejam feitas ao menos quatro marcações em “em local e em um ponto central da escola”, a fim de garantir o bom funcionamento do aplicativo.

Para que serve o censo escolar?

O Censo Escolar é realizado anualmente para coletar dados das escolas e, a partir das informações, são elaboradas estatísticas para avaliar a qualidade da educação básica brasileira. A coleta de dados é feita nas escolas públicas e particulares do país em colaboração entre secretarias de educação municipais e estaduais. Diversos níveis são avaliados e incluem também a educação profissional: ensino regular; educação especial; educação de jovens e adultos (EJA); educação profissional.

Tunísia Cores – Ascom Educa Mais Brasil

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos