Cursos de engenharia: inovação deve ser um dos principais focos

Novas diretrizes curriculares acontecem em julho

Educa Mais Brasil

De acordo com o Conselho Nacional de Educação (CNE), uma nova mudança das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Engenharia está prestes de ser implementada.  O regulatório está previsto para ser aprovado no mês que vem. E a inovação deverá ser um dos focos da Engenharia no Brasil.

As diretrizes serão válidas em todos os cursos de Engenharia com a finalidade de seguir um parâmetro para os currículos de cada uma das instituições de ensino. O objetivo é manter o compromisso dos cursos no processo da ampliação, atualização e modernização neste segmento. As antigas diretrizes vigentes foram criadas no ano de 2001, com pequenas atualizações posteriores.

Com a nova mudança, os cursos se tornarão mais dinâmicos e os estudantes terão acesso a conteúdo de design, de mercado e matérias que ajudarão na prática do exercício da profissão, além da ênfase em atividades de pesquisa e extensão. A discussão acontece no CNE há mais de um ano e envolveu pela primeira vez a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e também instituições internacionais, como o Instituto de Tecnologia de Massaschusetts (MIT), localizado nos Estados Unidos.

Após aprovadas as Diretrizes serão encaminhadas para homologação do Ministério da Educação (MEC) e as instituições de ensino deverão ter um ano para adequar seus currículos.

O Engenheiro Civil e professor da Unijorge Rodolfo Araújo pontua que, na prática, o curso de engenharia civil da instituição já se fundamenta na inovação, na adequação às demandas do mercado de forma mais imediata possível. “Isso agrega valor e diferencia nosso aluno no mercado, gerando uma atratividade satisfatória e um diferencial importante”, destaca Araújo, acrescendo que muitos ex-alunos atuam em startups avaliadas nos EUA, como desenvolvedores de aplicativos, implementadores de coworking, com oferta de serviços até mesmo para multinacionais com prestação de consultoria no exterior.

Bolsas de estudo para Engenharia

Gostou das novidades que estão por vir para o curso de Engenharia? Por que, então, não realizar o sonho de cursar uma graduação nesta área? Contando com apoio do Educa Mais Brasil, é possível ainda ingressar em uma faculdade com bolsas de estudo de até 70% de desconto nas mensalidades. O site ALAGOAS 24 HORAS é parceiro do programa. Para conseguir esse benefício acesse http://www.educamaisbrasil.com.br/alagoas24horas.

 

Fonte: Ascom Educa Mais Brasil

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos