Suíça ganha da Sérvia por 2 a 1 e embola grupo do Brasil

Fifa

A virada da Suíça sobre a Sérvia por 2 a 1 nesta sexta-feira (22), em Kaliningrado, no fechamento da segunda rodada do Grupo E da Copa do Mundo, embolou a chave — na outra partida, o Brasil venceu a Costa Rica por 2 a 0, em São Petersburgo. O triunfo suíço também colocou a seleção brasileira como líder da chave pelo saldo de gols.

Agora, Suíça e Brasil têm quatro pontos, enquanto a Sérvia soma três. Todas estão vivas na luta por duas vagas às oitavas de final do torneio. Os costarriquenhos, que perderam as duas partidas até aqui, já estão eliminados.

Desta forma, um empate basta ao Brasil para se garantir nas oitavas de final do Mundial. Mas a vitória é importante para terminar a primeira fase como líder do grupo.

O jogo

Animada pela vitória na estreia contra a Costa Rica e a possibilidade de garantir uma vaga nas oitavas de final com um novo triunfo diante dos suíços, a Sérvia começou a partida desta sexta no ataque.

Aos 5 minutos, o atacante Mitrovic aproveitou um cruzamento da direita e acertou uma bela cabeçada, mas o goleiro Sommer fez uma grande defesa.

No lance seguinte, a bola foi alçada da ponta-direita novamente para Mitrovic que, nesta vez, não desperdiçou. O centroavante grandalhão cabeceou para as redes da Suíça: 1 a 0.

A Suíça teve uma boa chance de empate, aos 10 minutos, em uma jogada que começou com o lateral-esquerdo Ricardo Rodríguez — jogador do Milan —, que tocou para Dezmaili. O meio-campista bateu cruzado e a bola passou muito perto do gol de Stojkovic.

Os sérvios passaram a se preocupar mais com a defesa e explorar os contra-ataques ou eventuais erros dos suíços que, por outro lado, procuravam trabalhar a bola para chegar até o gol adversário. Mas, a Suíça não conseguia levar grande perigo ao gol da Sérvia.

O time suíço insistiu na troca de passes e criou uma jogada de perigo aos 29 minutos. Zuber lançou na área para Dzemaili, que dividiu com a zaga da Sérvia, mas conseguiu tocar para o gol, mas Sommer desviou para a linha de fundo.

Já a Sérvia suportava a pressão adversária e só voltaria a atacar aos 37 minutos. Tadic aproveitou o rebote após cobrança de falta de Kolarov e emendou para o gol. Mas o chute foi fraco e Sommer encaixou a bola sem problemas.

Segunda etapa

A Suíça voltou do vestiário ainda mais disposta a mudar a história do jogo. E conseguiu o empate, aos 7 minutos, com Xhaka, que soltou uma bomba indefensável para Stojkovic.

Os suíços se animaram e partiram para cima dos adversários em busca da virada. Aos 12 minutos, o meia Shaqiri se livrou da marcação no bico direito da área e virou para o gol com estilo. A bola bateu na forquilha do gol da Sérvia.

A equipe sérvia parece ter se apagado na segunda etapa e apenas trocava bolas na intermediária. Já os suíços dominavam a posse de bola — 62% contra 38% por volta dos 18 minutos do segundo tempo.

Mas, a partir dos 30 minutos, a partida ficou mais aberta. Os sérvios passaram a incomodar mais a defesa da Suíça, que era perigosíssima nos contra-ataques.

Foram pelo menos três chances claras dos suíços para virar o marcador. Entre essas oportunidades, um chute forte de Embolo, de fora da área, que obrigou o goleiro sérvio a defender em dois tempos.

Mas, aos 44 minutos, a Suíça desceu novamente em um contra-ataque mortal. Shaqiri foi lançado por Xhaka, dominou e bateu prensado com a zaga, cruzado, para dar a vitória à equipe suíça — foi a primeira virada da Copa.

Próximos jogos

Na quarta-feira da semana que vem (27), a Sérvia enfrentará o Brasil, às 15 horas (horário de Brasília), na Arena Spartak, em Moscou. Também na quarta, às 15 horas, a Suiça jogará contra a Costa Rica.

Ficha técnica
22/6 – Estádio de Kaliningrado (Kaliningrado)
SÉRVIA x SUÍÇA
Árbitro: 
Felix Brych (Alemanha); Gols: Mitrovic, aos 7 minutos do 1º tempo; Xhaka, aos 7 minutos do 2º tempo, Shaqiri aos 44 do 2º tempo ; Cartões amarelos: Sergej, Milivojevic, Matic (Sérvia); Shaqiri (Suíça)
SÉRVIA: Stojkovic; Ivanovic, Millenkovic, Tosic e Kolarov; Matic, Milivojevic (Radonjic, aos 34 do 2º), Tadic, Sergej e Kostic (Ljajic, aos 18 do 2º); Motrovic. Técnico: Mladen Krstajic.
SUÍÇA: Yann Sommer; Lichtsteiner, Schar, Akanji e Rodriguéz; Behami, Xhaka, Shaqiri, Dzemaili (Embolo, aos 27 do 2º) e Zuber; Seferovic (Gavranovic, no intervalo). Técnico: Vladimir Petkovic.

Fonte: R7

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos