Novo CISP reforça segurança na divisa de Alagoas com Pernambuco e Bahia

Agência Alagoas

O município de Mata Grande recebeu seu Centro Integrado

A área apontada como rota de fuga para criminosos que atuam na divisa entre os estados de Alagoas, Pernambuco e Bahia agora conta com nova estrutura e reforço no efetivo das polícias Civil e Militar. Nesta terça-feira (3), o município de Mata Grande recebeu seu Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), que deverá reforçar o combate à violência na região.

 

A unidade foi inaugurada pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior. No Sertão alagoano, já estavam em funcionamento dos CISPs de Batalha, Pão de Açúcar, São José da Tapera e Ouro Branco. Com Mata Grande, o Governo de Alagoas já conta com 15 CISPs ativos em todas as regiões do Estado.

 

A estratégia de policiamento integrado dos Cisps, aliado à Força Tarefa de Segurança Pública, segundo Renan Filho, é um dos fatores determinantes para a redução nos índices de violência registrada em Alagoas nos últimos anos.

 

“O CISP chega a Mata Grande com viaturas novas para garantir asseguramos na cidade e na zona rural. Vai aumentar o efetivo da Polícia Militar e da Polícia Civil, garantindo mais presença nas ruas e mais força na investigação. O último investimento feito em segurança nessa cidade havia sido a construção da Cadeia Municipal, que já completou cem anos. Inclusive, vamos nos articular com a prefeitura para, nos próximos meses, recuperarmos esse prédio histórico pra fazer Mata Grande reviver sua cultura, sua história e suas melhores tradições”, afirmou o governador.

 

“Agora, já são 15 Centros Integrados entregues ao povo alagoano e serão 25 no final deste ano, levando paz aos nosso municípios. São prédios novos, novas viaturas, mil policiais do último concurso realizado pelo Estado, com novos armamentos, dando uma nova cara para a segurança de Alagoas. Tudo isso faz com que Alagoas seja o único Estado do Nordeste que reduz violência”, observou Renan Filho.

 

As obras do Cisp de Mata Grande receberam investimento de R$ 1.831.804,70 em recursos do Tesouro Estadual, gerando 30 empregos diretos durante sua construção. No local, as polícias Civil e Militar vão atuar de forma integrada, em instalações modernas. A nova estrutura também vai beneficiar a população com um atendimento mais ágil e com maior conforto.

 

De acordo com o secretário Lima Júnior, o CISP de Mata Grande vai atuar em conjunto com as outras unidades da região, principalmente com o 9º Batalhão da Polícia Militar, inaugurado também nesta terça-feira, em Delmiro Gouveia, para coibir crimes característicos da região de divisa entre os três estados.

 

“O 15º Cisp, aqui em Mata Grande, vai reforçar a estratégia de Segurança Pública no Sertão, articulado às outras unidades da região. O trabalho em minimizar a possibilidade de rota de fuga por essa região consiste exatamente na ação coordenada de desses Cisps, com uma capacidade operacional ampliada pelo aumento de efetivo e do poder de reação. Mata Grande é um local estratégico, que já sofreu diversas vezes com crimes como assaltos a banco, pela sua proximidade com outros estados. Acreditamos que, com esse Centro Integrado em Mata Grande e com o 9º Batalhão em Delmiro Gouveia, que está equipado com um heliporto que pode operar voos noturnos, qualquer ação desse porte na região terá uma resposta policial em menos de três minutos. Isso é um avanço muito grande”, explicou Lima Júnior.

 

Nas áreas onde foram instalados, os Cisps chegaram a reduzir em até 38% o número de homicídios. Além de Mata Grande, já estão em funcionamento os Centros Integrados de Batalha, Murici, São José da Tapera, São José da Laje, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Cajueiro, Viçosa, Igaci, Pão de Açúcar, Junqueiro, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Milagres e Boca da Mata.

 

Para o prefeito de Mata Grande, Erivaldo Mandu, a construção do CISP é um marco na segurança do município. “Nunca um Governo esteve tão presente no Sertão alagoano, levando mais segurança, saúde, educação e agricultura. O compromisso do Governo para a construção do CISP foi anunciado em março, e hoje estamos aqui inaugurando esse equipamento. Este é um dia histórico para Mata Grande”, lembrou o prefeito.

 

O governador Renan Filho anunciou ainda que, nos próximos meses, a região deverá ser contemplada com a reconstrução da AL-140, que liga Mata Grande a Inhapi. Em março, na oitava edição do Governo Presente, Renan Filho inaugurou uma estrada fundamental para Mata Grande: a AL-145, que liga a cidade a Água Branca.

 

“Na região de Mata Grande, já resolvemos o problema do deslocamento de Mata Grande a Água Branca, dos acessos às cidades de Canapi e Água Branca, estamos fazendo a duplicação em Delmiro Gouveia e avançando com o Canal do Sertão. Iniciamos agora a estrada que liga Mata Grande ao município de Inhapi, que estaremos entregando em dois meses. Ainda temos mais uma obra rodoviária que vamos executar aqui em Mata Grande. Estamos fazendo o projeto e vamos interligar a cidade a Pernambuco, fazendo os sete quilômetros daqui até a BR-316”, garantiu Renan Filho.

 

Durante a cerimônia, o governador também entregou ao município uma ambulância de transporte sanitário, responsável pelo deslocamento de pacientes entre unidades de saúde, um trator e uma grade aradora destinados ao fortalecimento da agricultura familiar em Mata Grande.

 

Canapi

Ainda nesta terça-feira, ao lado do prefeito Vinícius Mariano, o governador Renan Filho realizou no município de Canapi a entrega de uma ambulância de transporte sanitário, um trator e uma grade aradora. Renan Filho participou ainda da inauguração dos serviços de calçamento executados pela Prefeitura em rua do centro da cidade.

 

No município, Renan Filho lembrou dos esforços do Governo de Alagoas pra tirar do papel a implantação da ligação, pela BR-316, entre os povoados de Carié, no Sertão alagoano, e Inajá, em Pernambuco, uma obra que mudou o cotidiano da cidade.

 

“Algumas mudanças são muito importantes para o progressos de Canapi. A construção da rodovia que liga Carié a Inajá e a Pernambuco, passando por Canapi, colocou Canapi na rota do desenvolvimento do Sertão. A cidade não é mais fim de linha. Essa estrada vai fortalecer o comércio, vai abrir pequenas pousadas, postos de gasolina, dar novas oportunidades de emprego para as pessoas”, ressaltou o governador.

 

Em 2018, o Governo do Estado adquiriu 130 ambulâncias de transporte sanitário para os municípios alagoanos. Até esta terça-feira, a Secretaria de Estado da Saúde já foram entregou 61 veículos, com o planejamento de concluir esse processo até o mês de dezembro.

 

Para a agricultura familiar, foram adquiridos 148 tratores, que estão sendo entregues a prefeituras, associações e cooperativas de produtores rurais em todo o Estado. Mais de cem já chegaram a esses produtores, garantindo o aumento na produtividade, redução de custos e a melhoria da qualidade dos alimentos produzidos em Alagoas.

 

“Essa é ambulância de grande, de última geração, que vai fazer um transporte de qualidade dos pacientes. Ela vai ajudar a salvar muitas vidas aqui em Canapi. Também estamos entregando aqui mais um trator, o segundo que a gente entrega à cidade para fortalecer a agricultura familiar. Com a preocupação com a seca, vamos buscar a Conan para fazer chegar até aqui o milho que vai ajudar na alimentação dos animais nesse período”, disse ainda Renan Filho.

 

As solenidades em Mata Grande e Canapi contaram ainda com as presenças do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio, do delegado-geral da Polícia Civil Pulo Cerqueira, dos secretários de Estado da Saúde, Christian Teixeira, e do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, da promotora de Justiça Ariadne Dantas, do Banco do Nordeste do Brasil, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e secretários municipais da região.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos