Encceja: estudantes no exterior podem se inscrever até hoje (9)

Prazo também é válido para pessoas que cumprem penas privativas de liberdade

Assessoria

Estudantes brasileiros que vivem no exterior podem se inscrever até hoje (9), às 23h59 no horário de Brasília (Distrito Federal), no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Residentes no Exterior (Encceja Exterior) 2018. O prazo também é válido para brasileiros que cumprem penas privativas de liberdade (Encceja Exterior PPL). Neste caso, os respectivos responsáveis devem realizar a inscrição no Consulados-Gerais. Os procedimentos podem ser realizados no portal do Inep, com inscrições gratuitas.

Podem participar do Encceja 2018 estudantes maiores de 15 anos, no caso do nível fundamental, ou maiores de 18 anos, ensino médio. Em ambos os casos, a idade deve estar completa na data de realização da prova.

O Encceja Exterior será aplicado 16 de setembro; o Encceja Exterior PPL será aplicado entre 17 e 28 de setembro. Quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha cada e uma avaliação de redação compõem o Encceja. O Encceja ensino fundamental aplica provas de Ciências Naturais; História e Geografia; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação. Já o Encceja ensino médio avalia os estudantes em Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Saiba mais: Enem x Encceja: certificação do ensino médio

O resultado Encceja 2018 pode ser usado para solicitar a certificação do nível de ensino ou a declaração parcial de proficiência. Caso o estudante realize a inscrição no Encceja em busca da certificação, tanto para o ensino médio quanto para o ensino fundamental, é preciso ter proficiência na redação e nas demais áreas do conhecimento.

Serão 12 países e 17 cidades diferentes que receberão a prova Encceja Exterior. No continente americano, haverá aplicação nos Estados Unidos (Boston, Nova Iorque e Miami); Guiana Francesa (Caiena); e Suriname (Paramarimbo). Já no continente europeu, receberão o Encceja a Bélgica (Bruxelas); Espanha (Madri e Barcelona); França (Paris), Holanda (Roterdã); Itália (Roma); Portugal (Lisboa); Suíça (Genebra); e Reino Unido (Londres). Na Ásia, apenas o Japão (Tóquio, Nagóia, Hamamatsu) terá aplicação. O Encceja Exterior PPL será aplicado em prisões da Guiana Francesa (Caiena), do Japão (Tóquio) e da Turquia (Istambul).

Fonte: Ascom Educa Mais

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos