Prefeitura de Marechal inicia Campanha de Vacinação contra Sarampo nesta segunda-feira (16)

Marechal Deodoro

Com o intuito de prevenir os deodorenses que trabalham com o turismo, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia na próxima segunda-feira (16) a Campanha de Vacinação contra o Sarampo.

A campanha será voltada para os deodorenses que atuam em áreas e tem contato direto com Turismo no município, como restaurantes, bares, pousadas, hotéis, museus, supermercados, cocadeiras, barqueiros e artesãos.

A vacinação começa segunda-feira e segue até o dia 3 de agosto em todas as Unidades de Saúde do município. Os deodorenses que fazem parte deste grupo de risco devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima, portando cartão de vacina, para que as equipes das unidades possam identificar se é necessário a aplicação da vacina.

De acordo com a coordenadora de imunização de Marechal Deodoro, Alda Rodrigues, esta campanha não é voltada para todos os públicos. Todos os anos, a campanha é realizada para crianças de 1 a 5 anos. Este ano já ouve esta primeira campanha e agora será voltada para os profissionais ligados ao turismo.

“Nós estamos realizando essa campanha no município porque foi decidido pela Secretaria de Estado de Saúde e de Turismo para que houvesse a imunização de quem trabalha com o turismo. Isso aconteceu devido aos novos casos do sarampo que aconteceram no Brasil, uma doença que estava erradicada no país. Então, pelo fato de recebermos pessoas de todos os lugares do país e também do exterior, esta campanha é voltada para quem trabalha em todas as áreas que lida diretamente com turistas. Todo ano, temos campanhas para as crianças de um ano até os cinco”, explicou.

A vacina é tríplice viral, que além de proteger contra o sarampo, ainda protege contra a caxumba e a rubéola. A vacina é contra indicada para gestantes e pessoas alérgicas a ovos.

Sobre o Sarampo

O sarampo é uma doença causada por um vírus e pode levar a morte se não tratada. A transmissão ocorre pelo ar, através da tosse, espirro, fala ou respiração. A única forma de prevenção é a vacina.

Os principais sintomas iniciais do sarampo são a tosse persistente, conjuntivite e coriza. Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, diarreia, convulsões e lesões no sistema nervoso.

Desta forma, a Secretaria de Saúde alerta para que se houver casos de turistas com alguns desses sintomas, informar na recepção do hotel ou pousada para que os responsáveis pelo local possam informar ao Samu, que vai conduzir a pessoa até o local para o atendimento adequado.

Fonte: Secom Marechal Deodoro

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos