46 anos de neurocirurgia na Santa Casa de Maceió

Santa Casa amplia equipe com profissionais qualificados em grandes centros especializados

Santa Casa de Maceió

Neurocirurgiões João Gustavo, Duarte Cândido, Aldo Calaça, João Paulo, Wancler Albert e Fabiano Alcântara

Você sabia que a Santa Casa de Maceió é o berço da Neurocirurgia na Medicina alagoana? Há mais de 45 anos o hospital investe em profissionais e tecnologias para tratar pacientes com doenças cerebrovasculares, tumores do sistema nervoso, doenças da coluna vertebral e traumatismo craniano.

A partir de 1972 a Santa Casa de Maceió implantou o Serviço de Neurocirurgia com a chegada do pioneiro Abynadá Lyro, seguido por vários neurocirurgiões como Ronald Mendonça, Josias Inácio, Ricardo Camelo, Jeane Ricardo entre outros nomes.

Nova geração

Agora, os coordenadores da Neurocirurgia Aldo Calaça e Fabiano Alcântara dão as boas-vindas a uma nova geração de especialistas, que retorna a Alagoas após adquirirem experiência em hospitais de referência como o Cleveland Hospital (EUA), Hospital das Clínicas/USP (SP), Hospital Felício Rocho (MG), Hospital das Clínicas/UFMG (MG), Hospital João XXIII (MG) etc.

Essa equipe é formada pelos neurocirurgiões João Gustavo Santos, Duarte Cândido, Wancler Albert e João Paulo da Matta.

O grupo possui uma opinião comum: “A Santa Casa de Maceió possui estrutura, profissionais e recursos tecnológicos à altura dos principais centros especializados em neurocirurgia.”

Nesse contexto, o neurocirurgião Aldo Calaça destaca os dois diferenciais que tornaram a Santa Casa de Maceió referência em neurocirurgia.

“Primeiro, um grupo de profissionais que busca aprimorar-se cientificamente, desenvolvendo novas técnicas. E, segundo, o investimento em estrutura tecnológica, viabilizado por uma decisão estratégica da alta direção da instituição”, frisou.

Segundo Calaça, a Santa Casa de Maceió realiza 350 procedimentos neurocirúrgicos por ano, beneficiando pacientes do Sistema Único de Saúde, de convênios e particulares.

Por sua vez, o neurocirurgião Fabiano Alcântara lista as patologias mais recorrentes no hospital e que exigem tecnologia e expertise dos profissionais envolvidos.

Na lista estão as doenças degenerativas da coluna vertebral, tumores de crânio e coluna, doenças cerebrovasculares, trauma raquimedular, trauma craniano, além de doenças dos nervos periféricos. “Tecnologia, qualificação e experiência são essenciais para tratar todas essas patologias”, resumiu.

Fonte: Santa Casa de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos