Transbordo: caminhoneiros fingiam sequestros para cargas serem furtadas

Uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (17) na sede da Polícia Federal (PF) em Alagoas esclareceu detalhes a respeito da Operação Transbordo, que visa combater e desarticular uma organização criminosa acusada de praticar diversos crimes, entre eles, o furto e receptação de cargas e caminhões em Alagoas e em outros cinco estados do Nordeste e Sudeste do Brasil, o que teria causado prejuízo de mais de R$ 8,6 milhões.

Além dos altos valores, outro ponto que chama a atenção é modus operandi da organização criminosa, que contava, inclusive, com a colaboração dos motoristas de caminhão que, segundo a PF, simulavam ser sequestrados por assaltantes enquanto outros integrantes desativavam os dispositivos de segurança e realizavam o furto da carga. Após a ação, o motorista se deslocava até um órgão policial para relatar o falso sequestro.

João Urtiga/Alagoas 24 Horas

Momento em que os presos deixam a sede da PF em Alagoas

Em Alagoas, foram expedidos 18 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão. Até o momento, cinco pessoas foram presas no estado, entre elas, caminhoneiros e donos de mercadinhos que recebiam mercadorias furtadas e revendidas a baixo custo. Para não prejudicar as investigações, a identidade dos presos não foi divulgada pela polícia. Ao todo foram expedidos 106 mandados de busca e apreensão, 64 mandados de prisão, e três de interdição a empresas envolvidas em receptação de mercadorias, o que totaliza 173 mandados judiciais que devem ser cumpridos em Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Pernambuco, todos expedidos pela 17ª Vara Criminal de Maceió.

Leia também

PF deflagra operação em AL e mais 5 estados contra roubo de carga; prejuízo superior a R$ 8 mi

Segundo o superintendente da Polícia Federal em Alagoas, Rolando Alexandre Souza, a ação acontecia sempre na fronteira dos estados. “Realizavam o furto em um estado e o caminhoneiro denunciava o crime em outro, com intuito de dificultar a investigação da Polícia Civil, que muitas vezes não possui a capilaridade de realizar as investigações em outros estados”, concluiu.

Alagoas 24 Horas/Arquivo

Superintendente da Polícia Federal em Alagoas, Rolando Alexandre Souza, durante coletiva

Ainda de acordo com o superintendente, as investigações, que estão próximas de um desfecho, seguem sendo realizadas em todos os estados.

Trinta e uma pessoas foram presas até o momento durante a operação em todo o país.

MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO
RJ- 02
AL – 18
SP – 47
PE – 01
BA – 36
CE – 01

MANDADOS DE PRISÃO
RJ – 02
AL – 11
SP – 32
PE – 01
BA – 25
CE – 01

Nucom PRF/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos