Conheça as 15 melhores faculdades de música do Brasil

O curso de música permite opção entre licenciatura e bacharelado

Educa Mais Brasil

Conheça as 15 melhores faculdades de música do Brasil

Se você sempre gostou de tocar algum instrumento, compor melodias e, desde pequeno, faz aulas de canto, a graduação de música pode ser uma boa opção. Essa profissão tem um mercado bem versátil e o curso permite que o estudante opte pela modalidade de licenciatura ou bacharelado. Ao todo, existem 109 faculdades autorizadas a oferecer o curso superior de música no Brasil e as que se encontram aptas são qualificadas de acordo com os critérios de avaliação do Ministério da Educação.

Entre os quesitos de avaliação analisados pelo MEC se encontram o conceito do curso, onde é avaliado a titulação do corpo docente, o desempenho dos alunos, as instalações físicas, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos; o conceito preliminar do curso, que é atribuído a partir de uma avaliação presencial do MEC e pode confirmar ou sugerir a modificação desse conceito e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), uma avaliação dos conhecimentos e competências dos estudantes relacionadas às diretrizes curriculares de determinado curso de graduação.

A maioria das universidades exige alguma vivência no campo musical para quem pretende ingressar no curso. O processo seletivo inclui teste de conhecimentos gerais sobre a área e uma prova de aptidão, na qual são avaliados a técnica e a habilidade em Música. Quem escolher a modalidade de bacharelado pode compor, reger e interpretar obras eruditas e populares, atuando como compositor, maestro, intérprete, gravar trilhas sonoras e até criar jingles para filmes e comercias publicitários. Porém, caso o bacharel faça uma licenciatura, poderá ainda dar aulas nos ensinos Fundamental e Médio.

Rodrigo Victor Marques, de 19 anos, escolheu o bacharelado em música e não se arrepende da escolha. “A música tem muito significado para mim. Ela é a melhor maneira para expressar a nossa liberdade e os nossos sentimentos”. O estudante da UNINCOR EAD tem contato com a música desde os oito anos de idade mas, no início, fechava os olhos para o futuro musical. “Quando conclui o ensino médio, tentei fazer Psicologia e Ciência da Computação mas não consegui me encontrar nesses cursos”, contou.

Foi na música que Rodrigo encontrou seu caminho. “Eu sempre tive muita dúvida. Hoje, já estou indo para o terceiro semestre na faculdade”, comemora. Ele também atua na área como professor e está começando a empreender na área musical. “Dou aula de contra baixo e guitarra e estou iniciando com um pequeno estúdio musical. Estou muito feliz nessa área”, disse orgulhoso.

Entre as 15 melhores faculdade de música do Brasil, sete são privadas e entre elas, cinco são parceiras do Educa Mais Brasil. O programa oferece bolsas de estudo para várias modalidades de ensino. Entre as faculdades parceiras do Educa Mais Brasil onde é possível estudar com até 70% de desconto estão: Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Faculdade Campo Limpo Paulista (Faccamp) e Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

Pretende ingressar em uma boa faculdade de música? Confira agora quais são as melhores faculdades de música do país:

Públicas:

1. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mendonça Filho (Unesp)

Local: São Paulo (SP)

Enade: 5

2. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)

Local: Porto Alegre (RS)

Enade: 5

3. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Local: Curitiba (PR)

Enade: 5

4. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Local: Rio de Janeiro (RJ)

Enade: 4

5. Universidade Federal do Ceará (UFC)

Local: Fortaleza e Sobral (CE)

Enade: 4

6. Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Local: Salvador (BA)

Enade: 5

7. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Local: Santa Maria (RS)

Enade: 5

8. Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Local: Uberlândia (MG)

Enade: 5

 

Privadas:

1. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

Local: Curitiba (PR)

2. Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)

Local: Presidente Prudente (SP)

3. Centro Universitário de Barra Mansa (UBM)

Local: Barra Mansa (RJ)

4. Faculdade Integral Cantareira (F.I.C)

Local: São Paulo (SP)

5. Faculdade Campo Limpo Paulista (Faccamp)

Local: Campo Limpo Paulista (SP)

6. FIAM-FAAM Centro Universitário (Unifiam FAAM)

Local: São Paulo (SP)

Enade: 5

7. Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Local: São Paulo (SP)

Enade: 4

Fonte: Educa Mais Brasil

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos