Vídeo: Ambulantes e guardas municipais entram em confronto no Centro de Maceió

Comerciantes reclamam da falta de clientes em novo local preparado pela prefeitura

Reprodução

Vendedores ambulantes e guardas municipais entraram em confronto na tarde desta quarta-feira, 18, no Centro de Maceió, após protesto da categoria pelo direito de permanecerem comercializando produtos na Rua das Árvores. Eles reclamam que o local para onde foram realocados, no entorno do Mercado da Produção, não tem movimento e que estão tendo prejuízo.

Os vendedores fecharam a via e atiraram alimentos e pedras contra guardas municipais que tentavam retirá-los do local e apreenderam alguns carros com mercadorias de ambulantes. O tumulto chamou a atenção de muitos curiosos e atrapalhou o trânsito da região. Os lojistas, com medo da consequências do confronto, fecharam as portas mais cedo. Vídeos que mostram a situação começaram a ser compartilhados pelas redes sociais.

O coordenador de Fiscalização e Apreensão da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Geraldo Francelino, declarou em entrevista à TV Pajuçara que o trabalho foi iniciado ainda na manhã de hoje e que solicitou a presença da Polícia Militar após os vendedores se recusarem a sair do local.

Reprodução

Ambulantes e guardas municipais entram em confronto no Centro de Maceió

“Nós conversamos, explicamos, demos um tempo para eles saírem, mas, influenciados por alguns criminosos e faccionados que se infiltraram entre os trabalhadores, eles se recusaram. Então a gente montou uma barreira de proteção e tentou retirá-los. Muitos deles é que revidaram com pedras e paus”, explicou.

Ainda durante a manifestação, os ambulantes chegaram a sugerir que a prefeitura fizesse um reordenamento na própria Rua das Árvores, de forma que permita que eles trabalhem de forma organizada.

O líder do movimento dos ambulantes, Da Paz, explicou que os ambulantes defendem apenas “um local com movimento de pessoas para trabalhar, não o contrário. Lá [no novo local] os trabalhadores estão tendo prejuízos, já que muita mercadoria se perde antes de ser vendida. Nós queremos uma solução, boa para os dois lados, e rápida”, pontuou.

Em um do vídeos compartilhados, o momento em que uma vendedora passa mal, desmaia e precisa ser socorrida por populares dá dimensão do movimento.

Em outro, imagens flagram o momento em que guardas municipais aparecem agredindo um homem não identificado nas proximidades da Praça Floriano Peixoto.

Sobre a situação, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Maceió, emitiu nota oficial. Confira na íntegra:

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) esclarece que a fiscalização no Centro da cidade tem o objetivo de proporcionar a mobilidade urbana e fazer cumprir o que determina a Lei n° 3.538, que criou o Código de Posturas de Maceió. Nesta quarta-feira (18), foi realizada mais uma reunião com os ambulantes e feirantes que trabalham na região para dialogar sobre o processo de ordenamento.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos