Mais de 100 pinguins são encontrados mortos em Florianópolis

Suspeita é que animais tenham ficado presos em redes de pesca. Nesta época do ano, bichos nadam da Argentina em direção ao Norte.

Instituto Australis/Divulgação

Pinguins foram retirados do mar sem vida

Em Florianópolis, foram encontrados mortos na segunda-feira (23) 108 pinguins, informou a Associação R3 Animal. A causa da morte está em análise nesta terça-feira (24), mas há suspeita que eles tenham ficado presos em redes de pesca. Conforme o Projeto de Monitoramento de Praias da Baía de Santos (PMP-BS), desde 1º de julho, 289 animais foram resgatados no estado, a maioria sem vida.

Segundo a R3 Animal, na segunda 18 animais foram recolhidos na praia da Cachoeira do Bom Jesus, outros dez na praia dos Ingleses, e, 80 estavam no mar, próximo à região do Norte da Ilha.

Desses, três animais chegaram a ser resgatados com vida, mas por estarem debilitados, morreram. Ainda conforme o órgão, não havia ferimentos aparentes nos bichos.

Segundo a R3, nesta época do ano, pinguins costumam sair de colônias na Patagônia, na Argentina, em direção ao Norte.

O trabalho de recolhimento foi feito pela R3 Animal com o PMP-BS em terra e em mar foram recolhidos pelo Instituto Australis.

Pinguins no Estado

Conforme o coordenador do PMP-BS, o projeto de monitoramento existe há três anos, mas neste ano o número de pinguins encontrados no litoral, de São Paulo a Santa Catarina, aumentou.

“Tem bastante pinguim nos últimos dias, nas últimas duas ou três semanas. É normal ter mais pinguins nesta época do ano e as causas da morte são diversas, desde rede de pescas até chegarem muito debilitados, magros e fracos, por nadarem longas distâncias”, disse o coordenador da PMP-BS, André Barreto.

Neste mês, em toda a Bacia de Santos foram encontrados 306 pinguins. Ao todo, 296 em Santa Catarina. Conforme o coordenador, de 10% a 15% deles são resgatados com vida, mas a maioria já é recolhido morto.

Fonte: G1 SC

Veja Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notificações no seu whatsappReceba nossas notificações