‘Do Forrójazz ao Underground’ é o novo programa musical do guitarrista Edi Ribeiro

Mais uma vez, o guitarrista, cantor e compositor Edi Ribeiro inova em projetos que valorizam a música produzida por alagoanos. Depois de surpreender público e artistas da capital com a criação – ao lado do cantor e compositor Sebage – do movimento Antropofágico Miscigenado (com diversas sessões no Teatro Deodoro e em outros locais da cidade entre 2016 e 2017), e de continuar divulgando a nossa canção no programa “ALalternativa”, em que elenca compositores da terra desde o clássico popular Jacinto Silva aos contemporâneos Djavan e Júnior Almeida (em eventos mensais na sexta-cultural do restaurante Zeppelin), o músico virtuose agora apresenta o evento “Do Forrójazz ao Underground”. São três shows, com o próprio Edi Ribeiro e banda, seguidos por Rogério Dyaz e a Trincheira, e por último Sebage e banda (da qual o próprio Ribeiro faz parte). Começa às 20h, o couvert custa R$ 10.

“A ideia de fazer esse evento”, explica o artista e produtor Edi Ribeiro, “surgiu de uma conversa descontraída, logo após um show que fiz com Sebage [no Rex Jazz Bar, sábado, 28]. Na realidade o tema ou o nome surgiu do elogio do artista e produtor cultural Lírio Barbosa, dizendo que eu transitava do ‘forrójazz ao underground’ e aquilo me deixou muito contente e tranquilo por perceber que eu tinha cumprido com minha tarefa, transitando ali numa vibe pós-punk.”

Pós-punk? Isso mesmo. Quem conhece Edi Ribeiro tocando seu originalíssimo repertório de canções a misturar influências de Luiz Gonzaga e Mestre Verdelinho às inspirações do jazz instrumental, tem de ver o artista extravasando seus limites tocando os rocks de Sebage e covers de artistas do rock inglês, como “Tonight”, de David Bowie, e “Killing Moon”, da banda Echo & the Bunnymen.

“E aí, matutando as ideias, pensei: ‘E por que não desenvolver esse embrionário evento-projeto?’ Foi assim, numa reunião lá no Zeppelin que joguei a ideia e logo de prontidão Sebage e Rogério Dyaz toparam”, conta o guitarrista, cliente assíduo das happy hours fora da programação (somente para os amigos), promovida pelos donos da casa, o casal Clândio Schettert e Rita Oliveira.

“Como já fiz alguns shows com Rogério Dyaz e a Trincheira e também agora com Sebage”, continua Ribeiro, “já conheço os dois repertórios (risos). Resta entrar nesse caldeirão musical e se divertir com esses dois ícones da música alagoana: Rogério com essa veia mais da nossa raiz popular e Sebage com sua pegada pós-punkiniana de ser.”

Pois é, aguarde Edi Ribeiro nesse jogo de coringa, do forrójazz ao underground, somando-se ao som de Rogério Dyaz e de Sebage. Ele abre o evento com as composições próprias que estão no álbum “Edi Ribeiro no Baião de Dois” (independente, v. no YouTube) e outras de alagoanos como Clemilda, Tororó do Rojão e Zeza do Coco, inferindo sua bossa jazzy com alma de forrozeiro rocker nessa bem-vinda novidade do bar e restaurante Zeppelin.

O chef restaurateur Clândio Schettert diz que “a proposta do Zeppelin é sempre valorizar a cultura alagoana – os poetas, os compositores e a arte local”.

Segundo Schettert, o novo programa “Do Forrójazz ao Underground” proposto por Edi Ribeiro, “deixando de lado o ‘Alalternativa’, passando pelo Edi underground”, coincide com o desejo do artista de “fazer umas parcerias com outros músicos”.

“Principalmente os guitarristas”, explica o artista cozinheiro do Zeppelin, “fazendo duos de guitarra, sempre interagindo com os músicos da cidade, levando à cena a cultura alagoana e as criações dos nossos grandes compositores.”

Do Forrójazz ao Underground – Evento musical com Edi Ribeiro, Rogério Dyaz e a Trincheira e Sebage; sexta-feira (10), às 20h; couvert: R$ 10.

Bar e Restaurante Zeppelin – Rua Desembargador Artur Jucá, 40, centro de Maceió (ao lado das Lojas Americanas); tel. (82) 98715 8009. Aceitam-se cartões.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos