Sesc abre inscrições para curso de Dramaturgias em Dança com Marcelo Evelin

Sesc Alagoas

Marcelo Evelin

Pensando em sensibilizar e estimular a criação em dança contemporânea, Sesc Alagoas abre inscrições até o dia 24 de agosto para o curso de dramaturgias em dança, com a presença do corégrafo Marcelo Evelin.

O curso terá 20h de duração e irá abordar tópicos referentes ao entendimento do termo dramaturgia na dança – suas funções e campos de experimentação – por meio de exemplos em trabalhos recentes de dança. Os diferentes contextos de produção (brasileira e internacional), refletindo sobre circuitos de apresentação e de recepção dos trabalhos.

Curso: Dramaturgia da Dança com Marcelo Avelin (PI)

Realizado em Alagoas desde 1998, através da Rede Sesc de Artes Cênicas composta pelo Departamento Nacional e os Regionais de cada estado, promovendo o intercâmbio entre artistas, estudantes e pesquisadores interessados na arte dramática. A partir da edição de 2015, tendo em vista a explosão de pesquisas associadas ao termo dramaturgia e a respeito da cena, o Dramaturgias Leituras em Cena passa a ser assinado como “Sesc Dramaturgias” com as vertentes de Leitura, Escrita, Corpo e Movimento.

Marcelo Evelin nasceu no Piauí, é coreógrafo, pesquisador e intérprete. Vive e trabalha entre Teresina e Amsterdam. Na Europa desde 1986, trabalha com dança tendo colaborado com artistas de variadas linguagens em projetos também envolvendo teatro físico, música, vídeo, instalação e ocupação de espaços específicos. É criador independente com sua Companhia Demolition Incorporada, criada em 1995, e ensina na Escola Superior de Mímica de Amsterdã-Holanda, onde também orienta estudantes em processos criativos. Orienta workshops e projetos colaborativos em vários países da Europa, Estados Unidos, África, Japão, América do Sul e Brasil, para onde retornou em 2006 e desde então vem atuando também como gestor e curador, tendo implantado em Teresina, o Núcleo do Dirceu (2006-2013), um coletivo de artistas independentes e plataforma de pesquisa e desenvolvimento para as Artes Performáticas Contemporâneas. Em março de 2016 abriu em Teresina, juntamente com a gestora cultural Regina Veloso, o CAMPO, um novo espaço para se pensar, fazer e difundir arte e disciplinas afins, e, como parte dele, o estúdio Demolition Incorporada.

Seus espetáculos Matadouro (2010) e De Repente Fica Tudo Preto de Gente (2012) foram apresentados em mais de 18 países. Com a participação de mais de 300 performers de diferentes nacionalidades, Batucada (2014), um “acontecimento performático”, segue em difusão. Dança Doente, sua mais recente criação, é inspirada no universo de Tatsumi Hijikata/JP–estreou em maio de 2017 em Bruxelas, e vem realizando tour pela Europa, Brasil e Japão. Um nova obra está a caminho com estréia programada no Kunsten Festival des Arts/Bélgica 2019: A Invenção da Maldade.

Serviço:
Curso: Dramaturgia em Dança
Ministrado por: Marcelo Avelin (PI)
Período: 27/08 a 31/08
Horário: 18h as 22h
Local: a definir
Inscrições:
Período: 15/08 a 24/08
Horário: 09h às 13h / 14 às 18h
Local: Sesc Centro – CARC ou pelo telefone (82) 3201-1376
Fonte: Ascom Sesc Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos