Sesc abre inscrições gratuitas para 2º Circuito de Criação Literária em Arapiraca

Inscrições são gratuitas e vão até 31 de agosto

Ricardo Laf

Sergio Fantini

Para jovens escritores, a partir de 15 anos, que já tenham ao menos dois contos escritos e queiram aprofundar o exercício crítico sobre literatura, o Sesc Alagoas abre inscrições até o dia 31 de agosto para o Circuito de Criação Literária em Arapiraca, com a presença do mineiro, escritor Sérgio Fantini.

Com 20horas/aula, a oficina acontece no período de 10 a 14 de setembro, das 18h às 22h, na Biblioteca Central do Sesc Arapiraca, Rua Manoel Cazuza, s/n, Santa Edwiges, Arapiraca/AL, e terá como pauta apresentação dos contos, comentários dos colegas e observações finais pelo mediador.

As pré-inscrições devem ser feitas apenas pelo formulário on-line: https://goo.gl/forms/Ehrd77GjhatOxjmU2 até 31/08/2018 (sexta-feira), 18h.

O resultado será divulgado no site www.sescalagoas.com.br até 06/09/2018 (quinta-feira), 18h.

 
SOBRE O PROJETO

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, considerado atualmente como um dos maiores projetos literários nacionais, tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias, com isso, contribuindo para a democratização ao acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país.

Considerando as diversas formas de manifestações literárias, o projeto é composto por três eixos:

• Circuito de autores, que vai promover bate-papos de escritores de diversos estilos;
• Circuito de oralidades, que reunirá manifestações como narrações de histórias, saraus, performances e slam poetry (modalidade da poesia falada em formato de batalha de versos);
• Circuito de criação literária, com oficinas para aspirantes a escritores.

SOBRE A OFICINA
 
Público:
Jovens escritores, a partir de 15 anos, que já tenham ao menos dois contos escritos e queiram aprofundar o exercício crítico sobre literatura.
 
Período:
10 a 14 de setembro de 2018, das 18h às 22h.
 
Local:
Biblioteca Central do Sesc Arapiraca, Rua Manoel Cazuza, s/n, Santa Edwiges, Arapiraca/AL.
 
Carga horária:
20 horas/aula de oficina, com emissão de certificado para quem obtiver 75% de aproveitamento em todo o processo.
 
Vagas:
Serão disponibilizadas 20 vagas para a oficina. Haverá uma lista de espera de até 10 pessoas.
 
Conteúdo:

No primeiro dia, o mediador apresentará uma provocação que servirá de base para que os participantes escrevam um conto que será discutido no quinto dia.

A leitura em voz alta, pelos autores, e os comentários dos colegas e do mediador, buscam tratar o texto literário como objeto de trabalho intelectual, que exige esforço e concentração. A exposição dos textos no coletivo e o exercício de crítica funcionam como laboratório para que os jovens escritores tenham melhor instrumental para prosseguir em sua obra posteriormente.

O trabalho do mediador é revelar as qualidades de cada autor, para que sejam aproveitadas, e eventuais dificuldades, que possam ser eliminadas.

 
COMO SE INSCREVER
 

As pré-inscrições devem ser feitas apenas pelo formulário on-line https://goo.gl/forms/Ehrd77GjhatOxjmU2 até 31/08/2018 (sexta-feira), 18h.

O resultado será divulgado no site www.sescalagoas.com.br até 06/09/2018 (quinta-feira), 18h.

No caso de seleção, entraremos em contato por telefone e e-mail. É preciso responder a correspondência eletrônica para concluir o processo de inscrição e confirmar a participação (até o dia 10/09/2018, segunda-feira, 12h), caso contrário, um suplente será convocado para sua substituição. Por isso é importante informar todos os dados corretamente.

SOBRE O ESCRITOR
 
SÉRGIO FANTINI

Mineiro de Belo Horizonte, começou a publicar poemas na década de 1970. Desde 1985 publica prosa em antologias e livros próprios, como os mais recentes A ponto de explodir, Novella e Lambe-lambe. Ministra oficinas de criação literária há mais de vinte anos.

 
SERVIÇO
 
ARAPIRACA
– O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Criação Literária.
– Quem: Sérgio Fantini/MG
– Local: Biblioteca Central, Sesc Arapiraca, Rua Manoel Cazuza, s/n, Santa Edwiges, Arapiraca/AL.
– Data: 10 a 14/09/2018.
– Horário: 18h às 22h.
– ENTRADA FRANCA.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos