Educação é o assunto de maior interesse dos brasileiros, segundo pesquisa

80% dos entrevistados pelo Instituto Datafolha disseram ter muita atração pela editoria

Educa Mais

Notícias e reportagens com temas ligados à educação chamam mais atenção dos brasileiros. É o que mostrou uma pesquisa do Instituto Datafolha. Realizada a pedido da Jeduca, associação de jornalistas que produzem matérias sobre educação, a pesquisa ouviu 2.084 pessoas de classes sociais distintas e maiores de 16 anos, em 129 municípios do país no mês de junho. Dos entrevistados, 80% disseram ter muito interesse pelo tema. Já os que têm quase nenhuma atração representaram 4%. No ano passado, a temática também ficou entre os 10 assuntos mais pesquisados no Google – Enem ocupou o terceiro lugar do ranking, já o Sisu ficou com o sétimo.

Os dados apresentados pelo Datafolha mostram ainda que quanto maior o nível de escolaridade dos brasileiros, mais alta é a busca por conteúdos educacionais. O levantamento apontou que 74% das pessoas que estudaram até o ensino fundamental têm muito interesse pelas notícias sobre educação. Quando se trata de quem concluiu o ensino médio ou possui o nível superior, os números sobem para 81% e 86%, respectivamente.

O desafio para os profissionais da comunicação é fazer com que as notícias abordem a temática da forma mais próxima possível de quem está lendo. Termos mais específicos, por exemplo, causam recusa dos leitores. “Quando se trata de educação, é importante que as matérias aproximem o assunto da realidade de quem está lendo. Por isso, tentamos tornar o conteúdo o mais atrativo possível para os diferentes públicos”, afirma a editora de um dos maiores jornais do Nordeste, Mariana Rios. Até novembro, o jornal publicará uma matéria especial sobre o Enem, todas às quartas-feiras. Na versão online, para aproximar o leitor, o conteúdo é apresentado de maneira mais interativa, com vídeos e simulados.

A receita é trazer para o assunto histórias de pessoas que gerem identificação. Com isso, o retorno do público é garantido. “Temos um programa que acompanha a audiência do site e as matérias da editoria de educação costumam ficar entre as três mais lidas do dia”, comenta Mariana.

Atento à necessidade de fomentar notícias relacionadas à educação, o Educa Mais Brasil, programa pioneiro na oferta de bolsa de estudos em diversas modalidades de ensino, investe constantemente no segmento. A empresa, que já possuía um blog com conteúdo sobre educação, o E+B Educação, transformou a página em um novo portal de notícias.

Agora, no portal E+B, é possível ter acesso gratuitamente às novidades sobre assuntos relacionados a todas as modalidades de ensino e carreira. Na página, os conteúdos mais acessados são os relacionados ao Enem e aos programas de governo, como FIES, Sisu e Prouni. “Temos no nosso DNA o compromisso com a educação. E a base da educação é a informação. Por isso, investimos para que os bolsistas e a população em geral estejam bem informados e motivados para seguir com seus estudos”, declara o Gerente de Marketing do Educa Mais Brasil, Renato Dias.

Além da educação, outros temas também foram apontados como sendo de interesse da população brasileira na pesquisa do Datafolha. A saúde ficou em segundo lugar com 78%, a cultura correspondeu a 54%, economia 45%, ciência 44%, esportes 40%, política 23% e, por fim, o entretenimento com 18%.

 

 

Fonte: Roberto Paim – Ascom Educa Mais Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos