Inscrições abertas para exame com 160 vagas de ingresso no Ifal Piranhas

O Ifal Piranhas está com inscrições abertas para o exame que irá selecionar os 160 estudantes para ingressar na instituição em 2019 e cursar o 1° ano curso técnico de Agroecologia ou Agroindústria integrado ao ensino médio. Os cursos são gratuitos e tem duração de quatro anos. Para se matricular, o candidato aprovado na seleção precisa ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula.

As inscrições começaram no dia 1º e podem ser feitas até o dia 30 de setembro, pelo site http://exame.ifal.edu.br. O valor da taxa é R$ 50, que pode ser paga até o dia 1º de outubro – somente pelo Banco do Brasil – o pagamento em correspondentes bancários ou em lotéricas não é aceito.

Isenção da taxa

Candidatos com baixa renda, que concluíram ou ainda estão concluindo os estudos em escola da rede pública, podem pedir isenção da taxa. É preciso estar atento ao prazo para fazer o pedido, que vai do dia 3 ao 17 de setembro. O candidato deve fazer a inscrição online e depois ir ao Ifal Piranhas, localizado na Av. Sergipe S/N, Bairro Vila Cascavel – Xingó, das 8h às 21h, para entregar os documentos necessários de acordo com o edital do exame. O resultado do pedido de isenção vai ser divulgado até o dia 20 de setembro.

Cotas

Em todas as turmas são destinadas vagas para a ampla concorrência e para as cotas de etnias e pessoas com deficiência. De acordo com o edital, o candidato deve ter cursado todo o ensino fundamental exclusivamente em escola pública, além de comprovar que se enquadra em cotas de etnias ou de pessoa com deficiência. Desta forma, quem prestar o exame para a cota e não tiver estudado integralmente em uma instituição pública de ensino, terá a matrícula negada por não preencher os requisitos do edital.

 Provas

As provas estão marcadas para o dia 25 de novembro, um domingo, às 9h. De acordo com o edital, os portões serão fechados às 8h50. Os candidatos que chegarem depois desse horário não poderão entrar no campus para fazer a prova. E um requisito para ingressar no campus é estar com um documento oficial com foto, que pode ser a carteira de trabalho, documento de identidade (RG) ou carteira de Conselhos de Classe, Carteira Nacional de Habilitação ou Previdência Social. Os candidatos também devem levar caneta esferográfica de cor preta ou azul-escuro. O uso de calculadora, telefone celular, aparelho eletrônico ou relógio digital não será permitido. O exame tem duração de três horas e 30 minutos. Os candidatos aos cursos técnicos integrados vão responder questões de Língua Portuguesa, Matemática e Atualidades (Geografia e História).

Os cursos

O curso técnico em Agroindústria forma profissionais que operacionalizam o processamento de alimentos nas áreas de laticínios, carnes, beneficiamento de grãos, frutas e hortaliças. Auxiliam e atuam na elaboração, aplicação e avaliação de programas preventivos, de higienização e sanitização da produção agroindustrial. Acompanham o programa de manutenção de equipamentos na agroindústria; implementam e gerenciam sistemas de controle de qualidade; identificam e aplicam técnicas para distribuição e comercialização de produtos.

O curso técnico em Agroecologia forma profissionais para atuar em sistemas de produção agropecuária e extrativista fundamentados em princípios agroecológicos e técnicas de sistemas orgânicos de produção. O técnico em agroecologia desenvolve ações integradas, unindo a preservação e conservação de recursos naturais à sustentabilidade social e econômica dos sistemas produtivos. Atua na conservação do solo e da água; auxilia ações integradas de agricultura familiar; participa de ações de conservação e armazenamento de matéria-prima e de processamento e industrialização de produtos agroecológicos.

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos