Clean Up Day deve reunir mais de 1.500 pessoas em Maceió

Instituto Biota de Conservação

Evento reúne voluntários para mutirão de limpeza nas praias

No próximo dia 15, Maceió participa de mais uma edição do Clean Up Day, o Dia Mundial da Limpeza nas Praias. O evento, que está na décima edição, acontece em 150 países e mobiliza milhões de voluntários, com o propósito de fortalecer a conscientização quanto à preservação do meio ambiente, em especial das praias – principal atrativo turístico da capital alagoana. A expectativa da organização é que o mutirão reúna mais de 1500 voluntários. O lançamento oficial do evento acontece no próximo dia 12, às 17h, no Hotel Jatiúca.

A ação é uma iniciativa do Instituto Biota de Conservação em parceria com a Prefeitura de Maceió, por meio das Secretarias municipais de Turismo (Semtur) e Desenvolvimento Sustentável (Semds) e da Superintendência de Limpeza Urbana (Slum). O entendimento do poder público municipal, que mantém um trabalho permanente de manutenção e limpeza dos espaços públicos, é o de que a mobilização fomente a colaboração dos maceioenses e turistas neste sentido.

“Maceió reúne praias urbanas consideradas entre as mais bonitas do Brasil e que chamam a atenção de turistas do mundo todo. Precisamos engajar a sociedade em ações como essa e preservar nossas belezas naturais, que são nossos principais atrativos turísticos. O Clean Up Day tem esse papel de estimular a conscientização e a colaboração com o trabalho de limpeza realizado constantemente pela Prefeitura de Maceió”, disse o secretário Municipal de Turismo, Jair Galvão.

O evento também conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em Alagoas, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas, Sindicato de Hotéis e Restaurantes de Alagoas (SHRBS/AL), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Grupo Escoteiros Guardiões da Amizade.

Como participar

Para participar da ação, basta comparecer a um dos dois pontos de concentração na orla, de onde os voluntários sairão em grupos organizados para o mutirão de limpeza – Posto 7, na Jatiúca, e a Balança do peixe, na Pajuçara. Em ambos os pontos de partida, haverá café da manhã e distribuição de camisetas, bonés, copo retrátil, luvas e sacolas para a coleta dos resíduos. O encontro para o início dos trabalhos está marcado para às 8h.

Os grupos seguirão para o antigo Alagoas Iate Clube (Alagoinhas), na Ponta Verde, onde será realizada a pesagem do lixo coletado, sorteio de brindes e o já tradicional abraço simbólico.

Confira algumas dicas sobre como se preparar para participar da ação:

1- Combine com um grupo de amigos para facilitar os trabalhos;

2- Use roupas leves e se proteja do sol com protetor solar, óculos e boné;

3- Esteja calçado, de preferência de tênis;

4- Use luvas para coletar os resíduos;

5- Depois que coletar e colocar tudo em uma sacola ou balde, separe o lixo que pode ser reciclado.

Fonte: Ascom / Semtur

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos