Dia Mundial de Limpeza de Praia terá ações no Pontal do Peba

Setembro foi escolhido como o mês internacional dos mutirões de limpeza de praia o World CleanUp Day. No dia 15 de setembro 150 países estarão mobilizados para 24 horas de limpeza e o objetivo é conscientizar a sociedade sobre o descarte irregular de resíduos sólidos urbanos que vão parar nos rios e oceanos.

O Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, participará do Dia Mundial de Limpeza com uma série de atividades em vários estados do Brasil.

Em Alagoas, a ação de limpeza da praia será no Pontal do Peba, Piaçabuçu, a partir das 8h da manhã. Localizado em uma área de proteção ambiental, próximo ao rio São Francisco que se encontra com o Oceano Atlântico, o Pontal do Peba tem grande importância ambiental no país e sua conservação é fundamental para o equilíbrio do ecossistema local.

O Projeto Meros do Brasil tem investido em ações de Educação e Comunicação Ambiental e vem chamando atenção para a importância da conservação das espécies ameaçadas de extinção e levar ao conhecimento de todos sobre as pesquisas realizadas em busca do equilíbrio dos ambientes naturais.

Em 2050, poderá haver mais plástico do que peixes nos oceanos

“Nosso mundo está sendo inundado por resíduos plásticos prejudiciais”, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres. “Todos os anos, mais de 8 milhões de toneladas acabam nos oceanos”.

Se as tendências atuais continuarem, em 2050 nossos oceanos terão mais plástico do que peixes, disse o secretário.

Ainda de acordo com a ONU, a taxa média global de reciclagem de plástico é de 25%, o que significa que um volume enorme de lixo plástico vai parar nos oceanos — e, muitos desses resíduos são garrafas descartáveis de água. São necessários pelo menos 450 anos para que uma garrafa plástica se decomponha e desapareça do meio ambiente.

O Projeto Meros do Brasil não poderia ficar de fora das atividades de conscientização da sociedade.

Com mais de 16 anos de atuação, O Projeto desenvolve ações em nove estados litorâneos do país: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Pará.

As atividades não ficarão apenas restritas ao sábado, dia 15 de setembro. Confira a Programação Nacional das ações do Meros do Brasil pelo Dia Mundial de Limpeza de praias:

ALAGOAS

15/9 – das 8h às 11h

Praia do Peba em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos