Prefeitura lança novo serviço e realiza plantio no Dia da Árvore

Plantio de Árvores No Conjunto Carminha
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Celebrado nesta sexta-feira, 21 de setembro, o Dia da Árvore será comemorado em Maceió com o lançamento de uma nova ferramenta para ampliar o acesso da população aos serviços de arborização em áreas públicas da cidade, como poda, supressão e plantio de mudas. Trata-se do Disque Árvore, um canal de comunicação pelo qual o cidadão poderá solicitar as ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) por meio de ligações telefônicas ou mensagens online.

Além do lançamento do Disque Árvore, o 21 de setembro contará com o plantio de 105 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no Loteamento Jardim Formosa, no Conjunto Salvador Lyra, no Tabuleiro do Martins, a partir das 10 horas. O local receberá ipês roxo, rosa e amarelo, castanhola, ingá, aroeira, acácias e pau ferro. Segundo ressalta o titular da Semds, Gustavo Acioli Torres, as ações alusivas ao Dia da Árvore serão realizadas para conscientizar o cidadão sobre a importância da preservação da flora e incentivar a proteção do meio ambiente.

“Ao longo do ano realizamos uma série de atividades com a participação da população para ampliar a arborização da cidade, além das ações que já fazem parte do cronograma de atividades da equipe de Parques e Jardins da Semds. Somente neste ano, já são mais de 18 mil árvores plantadas e a nossa expectativa é ampliar este número a partir do lançamento do serviço. É uma ferramenta prática que vai dinamizar o nosso trabalho e beneficiar o cidadão com a ampliação do acesso ao serviço”, disse Gustavo Torres.

Disque Árvore

O serviço do Disque Árvore estará disponível à população a partir desta sexta- feira, 21 de setembro, e muda a forma de solicitação de poda e supressão em áreas públicas. Até então, os serviços somente poderiam ser solicitados pessoalmente pelo cidadão por meio da abertura de um processo na sede da Semds. Agora, basta entrar em contato pelo número 0800 082 3040 ou enviar mensagem por meio do aplicativo Whatsapp para (82) 98805-4522 com a solicitação, informando dados pessoais e especificações sobre o local do serviço requisitado, seja poda, supressão ou plantio de árvore.

A partir do registro da demanda, os solicitantes poderão acompanhar a realização dos serviços por meio do número do processo de requerimento aberto na Semds. O Disque Árvore atenderá aos pedidos exclusivos para áreas públicas. Poda e supressão em áreas internas de imóveis permanece com a solicitação apenas pessoalmente em decorrência do pagamento da taxa de vistoria técnica, conforme estabelece a legislação ambiental. 

Em relação à solicitação de plantio de árvores, a Semds encaminhará um técnico ao local registrado para que seja avaliado o espaço e a espécie adequada. A partir disso o serviço será agendado e realizado pela equipe da Prefeitura.

Serviço 

O quê: Ações em comemoração ao Dia da Árvore – plantio e lançamento do Disque Árvore;

Quando: Sexta-feira, dia 21 de setembro de 2018, a partir das 10 horas;

Local: o plantio será realizado no Loteamento Jardim Formosa, no Salvador Lyra.

Como chegar: Indo pela Avenida Desembargador Carlos de Gusmão, que é a principal do Salvador Lyra, entra na rua da Almaviva. Segue pela via ao lado do terminal de ônibus, na Avenida Carlos Gomes de Barros. Entra na Rua B e segue até o final, em frente ao açude onde fica a área da macrodrenagem do Tabuleiro.

 

Fonte: Ascom Semds

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos