Câncer colorretal avança entre adultos jovens

Ascom Santa Casa de Maceió

Câncer colorretal avança entre adultos jovens

Perda de peso, mudança no hábito intestinal, sangramento nas fezes. Esses são alguns dos sintomas do câncer de colorretal, terceiro tipo de tumor mais comum em homens e o segundo em mulheres, que, por ano, mata mais de 15 mil pessoas no Brasil. Para chamar a atenção sobre a necessidade de prevenção da doença, a Santa Casa de Maceió reforçou a campanha Setembro Verde, idealizada pela Sociedade Brasileia de Coloproctologia.

A coloproctologista Aline Apel alerta para a necessidade de um olhar mais atento do paciente sobre sua saúde geral. “As pessoas só procuram o médico quando estão sentindo alguma coisa, não como prevenção. As mulheres, por exemplo, sabem que precisam ir ao ginecologista a cada ano, mas a especialidade de proctologia é muito pouco procurada quando não se tem sintoma nenhum. O problema é que quando eles aparecem, a doença já está num estágio mais avançado e o tratamento é mais complicado”, disse a especialista.

Segundo o cirurgião Camilo Câmara, que esteve presente no encontro do Projeto Mama deste mês na Santa Casa de Maceió, a incidência da doença vem aumentando nos últimos anos, principalmente em adultos jovens. No Brasil, houve aumento de 6% em relação ao índice anterior, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Esse aumento também foi notado nos Estados Unidos, o que fez a American Cancer Society (ACS) reduzir a idade recomendada para início de rastreamento de 50 para 45 anos.

O câncer colorretal pode ser prevenido com a realização precoce do exame de colonoscopia, que tem a capacidade de remover pólipos antes que se transformem em câncer. Segundo ele, no Brasil as pessoas acima de 50 anos já tem indicação de fazer a colonoscopia, independentemente de ter queixa ou algum tipo de sintoma. Em alguns casos específicos, como históricos familiar de câncer de colón, ou algum sintoma especifico como sangramento, perda de peso e alteração no hábito intestinal, ele deve provocar uma ida mais cedo ao médico.

A indicação para quem tem histórico familiar desse tipo de câncer é antecipar o exame em dez anos. Se o familiar teve câncer aos 40 anos, os parentes de primeiro grau têm que começar a fazer o rastreamento a partir dos 30.

COLONOSCOPIA

Exame onde um tubo flexível acoplado a uma câmera é introduzido através do canal anal, com o paciente sedado, após um preparo específico com dieta e laxantes. O tubo percorre a região do reto e intestino grosso, o que permite visualizar a mucosa que reveste internamente, podendo realizar biópsias ou retirar pólipos.

Fonte: Ascom Santa Casa de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos