Sesc Arapiraca oferta minicurso de Confecção e História do Cordel

A oficina será ministrada por Daniel Alves; interessados devem se inscrever, pela internet, até 15 de outubro

Divulgação

Daniel Alves

Sob a perspectiva de disseminar a literatura de cordel, uma das mais importantes expressões culturais do nordeste brasileiro, o Sesc realiza o minicurso “Confecção e História do Cordel”, com o oficineiro Daniel Alves, a partir de 22 de outubro, das 18 às 22h, na Biblioteca do Sesc Arapiraca, aberto ao público.

As aulas acontecem nos dias 22, 23, 25 e 29 de outubro, e 01 de novembro com temas relacionados a educação e ensino, bem como sobre os aspectos políticos, sociais e culturais da comunidade.

Interessados devem preencher formulário online através do link https://goo.gl/forms/rDNXLgykF4QRxXnz1 até o dia 15 de outubro.

Literatura de Cordel

Caracterizada por uma poética com base na oralidade, ao longo de seu desenvolvimento na região nordeste, contribuiu na construção indenitária do povo nordestino. Composta de pequenos livros de valor acessível, os quais eram impressos em papel de baixo valor comercial e expostos à venda dependurados em barbantes presos por pregadores de roupas nas feiras do Nordeste. Grande parte de suas capas trazem ilustrações em xilogravura. Sua forma é rigorosamente baseada em rimas e versos, o que facilita sua memorização e assimilação pelas populações subalternizadas.

Suas temáticas são variadas, perpassando por temas fantásticos, sociais, cômicos, trágicos políticos e culturais.

Sobre Daniel Alves / Zé de Quinô

Mestrando em História pela Universidade Federal de Sergipe, especialista em Metodologia do Ensino de História pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa (2017). Aperfeiçoamento em Educação Para as relações Étnico-raciais pela Universidade Federal de Alagoas (2014). Graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Alagoas (2016). Com Atuação em pesquisas na área de História de Alagoas, com ênfase no Agreste Alagoano, Arapiraca e Região, Cultura popular, Análise do Discurso, Cultura, Memória e Identidades.

 
Serviço

Minicurso de Confecção e história do Cordel
Período: 22, 23, 25, 29 de outubro e 01 de novembro de 2018
Horário: das 18h às 22h
Local: Biblioteca Sesc Arapiraca
Informações: 3482-2402 / 3482-2415

Fonte: Sesc Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos