Gilberto Gil faz post em homenagem a Moa do Katendê, capoeirista assassinado na Bahia

Mestre de capoeira, de 63 anos, foi morto a facadas durante discussão política em Salvador.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

“Mestre Moa do Catendê foi morto ontem, em Salvador, por um homem tomado de fúria assassina em meio a uma discussão sobre as eleições que acabavam de acontecer. Com ele um sobrinho seu que se encontra num hospital em estado grave. Ele, homem de dedicada atuação entre as comunidades da cultura popular da cidade, foi o idealizador do bloco Afoxé Badauê que encantou os carnavais de rua da Bahia, alguns anos atrás. Torna-se uma das primeiras vítimas fatais dessa devastadora onda de ódio e intolerância que nos assalta nesses dias de hoje. Nosso luto e nossa esperança de que a sua imolação não tenho sido em vão e que nos ajude a encontrar a pacificação logo ali adiante!” #GilbertoGil

Uma publicação compartilhada por Gilberto Gil (@gilbertogil) em

O músico baiano Gilberto Gil usou as redes socais nesta terça-feira (9) para fazer uma homenagem ao mestre de capoeira Romualdo Rosário da Costa, 63 anos, mais conhecido como Moa do Katendê, que foi assassinado em Salvador, durante uma discussão política na madrugada de segunda-feira (8).

O sobrinho da vítima, Germínio do Amor Divino Pereira, 51 anos, que ficou ferido no mesmo ataque, teve alta nesta terça-feira e contou detalhes do que aconteceu. “Meu tio estava sentado de frente para mim, eu estava de costas para a rua. Ele foi, entrou pelo bar, arrudiou e já veio agredindo. Eu tomei um susto. Aí quando eu levantei para segurar a faca, tomei uma apunhalada no braço e vi logo o sangue descer. E aí ele já tinha conseguido agredir Moa”, disse em entrevista à TV Bahia.

Na publicação pelo Instagram, o cantor Gilberto Gil destacou a contribuição cultural do capoeirista para o estado, que entre outros legados, “foi o idealizador do bloco Afoxé Badauê”.

Ainda na segunda-feira, Caetano Veloso e Daniela Mercury também fizeram homenagens ao mestre de capoeira.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Moa do Catendê, a quem devo a revelação que foi ver e ouvir o grupo de pessoas na rua cantando “Misteriosamente o Badauê surgiu”, foi morto a facadas por ter dito que votara em Haddad. O assassino, um bolsonarista apaixonado, foi encontrado quando tentava fugir. É o que acabo de ler no Yahoo!News. Moa era meu amigo e foi uma das figuras centrais na história do crescimento dos blocos afro de Salvador. Estou de luto por ele. Não olho redes sociais. Abri o Yahoo! pra chegar ao email e vi a foto de Moa, sorrindo, o que me fez parar, meio alegre de vê-lo, e ter a terrível notícia que contei aqui resumidamente. A descrição da cena está no Yahoo! As informações vieram da Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Fundador do Badauê, compositor, mestre de capoeira, Moa vive na história real da cidade e deste país. Link da matéria: https://glo.bo/2PlAnrT | Gravei “Badauê”, ouça a canção no @spotify ?? https://spoti.fi/2E6mm0b ?? . ?: Entrevista para a @tvbahiaoficial em 2011, sobre minha participação no Projeto “Mestre Moa e Amigos do Catendê cantam Badauê”. . #CaetanoVeloso #MestreMoa #MestreMoaDoKatende #RIP #Luto

Uma publicação compartilhada por Caetano Veloso (@caetanoveloso) em

O capoeirista foi esfaqueado após dizer ao suspeito do crime, identificado como Paulo Sérgio Ferreira de Santana, que era contra o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) e que tinha votado no PT. Paulo foi preso e confessou o crime. Ele passará por audiência de custódia no ínicio da tarde desta terça-feira.

O compositor, dançarino, capoeirista, ogã-percussionista, artesão e educador na propagação da cultura afro-brasileira completaria 64 anos de vida no dia 29 deste mês de outubro.

Fonte: G1 BA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos