Prefeito Rui Palmeira inaugura novo Parque Infantil Sustentável

Marco Antônio/Secom Maceió

Inauguração do Parque Sustentável no corredor Vera Arruda – Stella Maris

No mês das crianças, os pequenos maceioenses ganharam um presente: mais um Parque Infantil Sustentável, que foi instalado no primeiro trecho do Corredor Vera Arruda, na Jatiúca. O equipamento foi inaugurado nesta quinta-feira (11) pelo prefeito Rui Palmeira. O parque é o quarto a ser entregue pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), por meio do Programa de Adoção de Áreas Públicas. A adoção do novo espaço de lazer foi realizada pela empresa Amaru Sustentabilidade, que também foi parceira dos demais parques entregues.

“Entregamos esse parque, assim como os outros da orla, todo feito com madeira de reflorestamento. Ele foi totalmente doado pela empresa que os fabrica, que é a Amaru, uma empresa cem por cento alagoana e que produz brinquedos de muita qualidade. É mais uma opção de lazer para as nossas crianças”, afirmou o prefeito.

Além do Vera Arruda, onde também foram realizadas intervenções para melhorar o espaço público, há equipamentos com estrutura semelhante na orla da Pajuçara e Ponta Verde. Os três primeiros parques foram entregues por meio de parceria com os restaurantes Lopana e Parmegianno e os hotéis Ponta Verde e Maceió Mar Hotel.  O Parque Infantil Sustentável segue uma tendência nacional em relação à utilização de materiais ecologicamente corretos e sustentáveis em espaços públicos de lazer e convívio social.

Rui Palmeira ainda destacou a importância da economia feita por parte do Município na entrega dos equipamentos, já que o parque foi totalmente custeado pela empresa parceira. “A entrega desse equipamento fica melhor ainda quando a Prefeitura não gasta nada. Essas parcerias são sempre muito positivas para o Município. Semana passada, inauguramos mais um trecho do Corredor Vera Arruda totalmente revitalizado, todo ele custeado pela construtora R Pontes, e já temos propostas para levar mais parques para outras partes da cidade, todos eles através de parcerias fazendo com que Maceió tenha mais opções de lazer de uma forma sustentável e econômica”, completou o gestor.

Festa

Com a entrega, o novo Parque Infantil Sustentável recebe, na tarde desta quinta-feira, uma festa em homenagem ao Dia das Crianças, organizada em parceria com a Associação dos Moradores do Stella Maris. No local, a partir das 17 horas, serão realizadas brincadeiras, apresentações musicais, oficinas de educação ambiental e pintura facial.

O secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Acioli, falou sobre o Programa de Adoção de Áreas Públicas e explicou como os empresários podem participar. “Os empresários de Maceió continuam apostando no nosso trabalho. Nosso objetivo, junto com as empresas, é oferecer cada vez mais opções de lazer aos maceioenses. Quem se interessar em participar do projeto deve entrar em contato com a Semds, através dos nossos telefones ou do próprio site da Prefeitura, indicar o local que deseja adotar, podendo construir, reformar, ou manter um local, para, aí sim, o trabalho ser iniciado”, informou o titular da Semds.

O presidente da Associação dos Moradores do Stella Maris, José Queiroz, comemorou a instalação do novo parque. “Isso representa muito para todos os moradores. Esse espaço, que é tradicional para quem vem à nossa orla, estava muito degradado, e agora a Prefeitura está recuperando toda a área. Semana passada foi entregue mais uma etapa da revitalização, com isso, a população está voltando para a praça. Quem vem aqui já nota a diferença”, disse ele.

Marco Antônio/Secom Maceió

Parque Sustentável no Corredor Vera Arruda – Stella Maris

Otávio Tavares, diretor da Amaru Sustentabilidade, afirmou que a empresa sempre teve o desejo de adotar uma área em Maceió. “Os outros espaços nós sempre fizemos em parceria com outras empresas, como hotéis e restaurantes. Já no caso deste foi uma adoção só da Amaru. Estávamos procurando uma área e apareceu a oportunidade de fazermos aqui no Vera Arruda. Ficamos muito felizes, pois, o local é de grande movimentação e que é voltado justamente ao lazer. Nosso interesse é oferecer mais qualidade de vida para a população”, falou.

O morador Edemar Luiz Henckes, morador do bairro há quatro anos, elogiou a iniciativa. “Escolhemos morar aqui justamente pela proximidade com o Corredor Vera Arruda. Aqui é um lugar fantástico para as crianças, para as pessoas passearem com seus animais, mas carecia de um espaço específico para as crianças brincarem. Achei o parque incrível e espero que a iniciativa se espalhe por outras partes da cidade”, enfatizou.

Estrutura

Pensando na região em que foram instalados, os brinquedos são feitos com material resistente à maresia, de fácil e baixa manutenção, se adequando esteticamente ao ambiente mais rústico típico da orla. Além do eucalipto e do pinus, o Parque conta com cordas náuticas, material que também é resistente ao tempo. Os brinquedos foram produzidos com material 100% renovável de ciclo curto.

A madeira proveniente do reflorestamento contribui com a redução da pressão sobre as matas nativas, ajuda a retirar o dióxido de carbono da atmosfera e, com grande potencial ambiental, também minimiza o efeito estufa. Apesar de o material ser suscetível à deterioração pelo fator natural e orgânico, os eucaliptos e pinus que deram forma às gangorras, aos balanços, aos cavaletes, à estação de playgrounds e a outros brinquedos são tratados e oferecem condições plenas para que o Parque alcance um longo tempo de vida útil, superior a 10 anos, com segurança, beleza e sustentabilidade, tanto no contexto ambiental quanto econômico.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos