Governador comemora queda na violência e projeta índice abaixo da média nacional

Reprodução

Renan Filho apresenta resultados da sua política de segurança

O governador Renan Filho (MDB) concedeu entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (15) para anunciar a queda nos indicadores de mortes violentas no Estado relacionado ao mês de setembro e ao longo do ano.

A coletiva ocorreu no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares e Renan Filho, que foi reeleito no primeiro turno das eleições, assegurou que irá manter os investimentos em segurança pública, uma das prioridades da sua gestão.

Segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP), houve redução de 20,8% no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais em todo Alagoas. De acordo com o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), entre 2011 e 2014 foram registrados 8.567 homicídios em Alagoas contra 6.789 casos entre 2015 e 2018. Alagoas ocupa hoje a quinta posição na lista dos dez estados mais violentos do país, segundo o 12º Anuário de Segurança Pública.

Agência Alagoas

Coletiva do governador Renan Filho

Em Maceió, a redução foi de 31,7% de 2011 a outubro de 2018. Arapiraca apresentou redução menor no mesmo período, de 14,8%. Ainda segundo os dados compilados pela secretaria, o mês de julho de 2018 foi o menos violento do ano, com 104 CVLIs.

Entre 2015 e 2018, a taxa de homicídios também teve variação negativa em Alagoas. Baixou de 54,3 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes para 49,1, atualmente. Em 2011, essa taxa era de 76,8 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. A média nacional é de 30,8, conforme o 12º Anuário de Segurança Pública.

Agência Alagoas

Renan Filho apresenta dados da segurança pública

O chefe do Executivo destacou a importância dos Centros Integrados de Segurança Pública (Cisp), com 16 deles em funcionamento, além de outros sete que estão em construção, para a redução da violência no Estado. Na avaliação do gestor, a criação dos Cisps atende mais de um milhão de alagoanos no interior do Estado, além de ampliar efetivo das polícias Militar e Civil, melhorar o aparelhamento, além de permitir o registro de ocorrências 24h por dia.

Dentro desta política, o governador ainda prevê a construção de Cisps tipo 3, que incluem a presença de integrantes do Corpo de Bombeiros, inclusive em Arapiraca. A meta do governado, segundo Renan Filho, não é só deixar o posto de estado mais violento do país, mas manter os índices abaixo da média nacional.

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos