Maceió Rosa faz mutirão contra câncer de mama neste sábado

Rui Palmeira – Prefeito de Maceió.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado (20), o mutirão do Maceió Rosa com serviços voltados à prevenção do câncer de mama e à saúde da mulher. Ao todo, 56 postos de saúde do Município, o que corresponde a 80% das unidades, estarão funcionando. Neste dia serão realizadas ações educativas, testes rápido de saúde e encaminhamentos para exames.

“Estamos na quinta edição do Maceió Rosa com diversas ações por toda a capital, para que nenhuma mulher fique sem atendimento. Esse também é o principal motivo do mutirão, permitir que as pessoas que não podem comparecer as unidades de saúde durante a semana, possam ir no sábado. Não deixem de comparecer, é muito importante para a prevenção de doenças e principalmente do câncer de mama”, disse o prefeito Rui Palmeira.

Os atendimentos serão iniciados às 8h , quando poderão ser feitos testes para HIV, sífilis, hepatite B e C, diabetes e aferição de pressão.

A primeira-dama e coordenadora do Maceió Rosa, Tatiana Palmeira, convida as mulheres maceioenses que estejam na faixa etária de 50 a 69 anos a procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e solicitar o exame de mamografia. Com a solicitação em mãos, elas serão encaminhadas para as clínicas contratadas pela SMS para realizarem os exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O dia do mutirão é muito aguardado por nós que fazemos parte da campanha Maceió Rosa, pois sabemos que o número de atendimentos dobra significativamente neste dia, principalmente por ser final de semana e por ser um dia em que as unidades de saúde se dedicam integralmente a atender as mulheres”, pontua.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, o câncer de mama possui 95% de chance de cura quando descoberto no início. Os exames do dia “D” são voltados para as mulheres que residam na capital alagoana.

Desde 2017, as ações de promoção da saúde da mulher no âmbito da campanha Maceió Rosa contam com a participação da personagem Paty Maionese. A artista participa das atividades artísticas e de sensibilização, levando alegria e descontração às palestras sobre a prevenção do câncer e os cuidados da mulher com a saúde.

Cuidado feito à mão

Este ano, a campanha tem como slogan “Cuidado feito à mão”, em alusão ao autoexame das mamas, o autocuidado preventivo que pode detectar nódulos nas mamas. A arte foi inspirada na tendência handmade e simula o bordado em ponto cruz, também feito à mão e que assim como a saúde da mulher, necessita de atenção, zelo e cuidado.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos