Procon Alagoas disponibiliza ferramenta de “não pertube” para ligações indesejadas

O bloqueio das ligações pode ser feito pelo site do Instituto

Divulgação

De acordo com um levantamento feito pelos dados do aplicativo Truecaller, publicado nesta semana, o brasileiro recebe em média 37,5 chamadas indesejadas por mês, também conhecidas como “chamadas spam”. Esse número representa um crescimento de 81% em relação aos casos registrados no ano passado.

Conforme o estudo, os principais “spammers” telefônicos no país são das operadoras de telefonia, com 33% do volume total, seguido pelas empresas de cobrança, com 24%. Os outros 21% se encaixam em ligações de trote.

Em Alagoas, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor disponibiliza uma ferramenta de bloqueio destas ligações. Para utilizar a ferramenta, o consumidor deve acessar o site Procon/AL, ir na opção “NÃO PERTUBE” e se cadastrar informando seus números de telefone fixos ou móveis. O prazo para bloqueio das chamadas é de até 30 dias. Após o prazo, as empresas que prestam este tipo de serviço não poderão mais entrar em contato. A qualquer momento o usuário poderá solicitar a exclusão do cadastro.

Em 2009, foi criada a Lei 7.127/2009 que tem como finalidade impedir que as empresas de telemarketing, ou estabelecimentos que utilizem deste serviço, efetuem ligações telefônicas não autorizadas para os usuários nele inscritos.

Fonte: Ascom/Procon-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos