Consciência Negra: Prefeitura valoriza cultura afro-brasileira

Panan Filmes

Grupos culturais se apresentarão no Saurê Palmares

Com apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), o Centro de Cultura e de Estudos Étnicos Anajô realizará, a partir do dia 14 de novembro, a segunda edição do Projeto Vamos Subir a Serra. A programação do evento, que acontecerá na Praça Multieventos, das 8h às 22h, terá palestras, rodas de conversas, feira de produtos afro e quilombola, desfile de moda, exposições de arte e apresentações culturais.

Em Maceió, o projeto será encerrado no dia 18 de novembro com a sexta edição do Saurê Palmares, que acontece em celebração à cultura afro-brasileira com a participação de 20 atrações locais. De acordo com o presidente da Fundação, Vinicius Palmeira, a programação cultural promovida no Mês da Consciência Negra reafirma o compromisso do Município com o segmento.

“Promover e fomentar as atividades alusivas ao Mês da Consciência Negra é um compromisso nosso previsto no Plano Municipal de Cultura da cidade de Maceió. Desde o início da gestão, em 2013, nós temos uma pauta com a negritude bastante afirmada e, agora, estamos agregando a participação de outros parceiros ao trabalho voltado ao segmento da cultura afro-brasileira em Maceió, a exemplo do Anajô”, disse.

Segundo a vice-presidente do Anajô e coordenadora do Vamos Subir a Serra, Valdice Gomes, o apoio do Poder Público Municipal fortalece o segmento na capital, garantindo espaços legítimos para discussão e disseminação da cultura afro-brasileira.

“Essa parceria tem sido fundamental para viabilizar a execução do projeto, que irá acontecer pelo segundo ano consecutivo em Maceió, mas a gente precisa enaltecer o avanço que a atuação da atual gestão da Fmac tem garantido à promoção e valorização da cultura afro-brasileira em Alagoas, por meio de diversas ações que acontecem ao longo do ano”, afirmou.

O prefeito Rui Palmeira destaca as iniciativas que o Município tem realizado para valorizar a cultura afro-brasileira em Maceió. “Neste ano, além de realizar o Saurê Palmares durante o Vamos Subir a Serra, estamos disponibilizando parte da estrutura e da programação cultural do projeto. Mas é importante enfatizar que as ações dedicadas ao segmento vão além das atividades realizadas no Mês da Consciência Negra, já que o Município tem garantido a realização de outras iniciativas, a exemplo da Festa das Águas e do Xangô Rezado Alto”, ressaltou.

No dia 19 de novembro, as atividades do Projeto Vamos Subir a Serra serão realizadas no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na cidade de União dos Palmares.

 

Fonte: Robson Muller/ Ascom Fmac

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos