Sesc abre inscrições pra oficina literária com autor paranaense até 23/11

Divulgação

Rodrigo Garcia Lopes

Com a opção de difundir a literatura e suas possibilidades, o Sesc através do Projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Literatura, considerado atualmente como um dos maiores projetos literários nacionais, tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária. Dando sequência a programação deste ano, será realizada no período de 03 a 07/12, a oficina literária com o doutor, especialista em Literatura e jornalista, Rodrigo Garcia do Paraná.

SOBRE A OFICINA
Público: Estudantes, formadores e mediadores de leitura, profissionais liberais interessados em literatura, universitários, poetas, professores, escritores e público em geral.
 
Período: De 03 a 07/12 de 2018, das 18h às 22h.
 

Local: Sala de Treinamento NDT, Sesc Poço, Rua Pedro Paulino, 40, Poço.

Carga horária: 20 horas/aula de oficina, com emissão de certificado para quem obtiver 75% de aproveitamento em todo o processo.

Vagas: Serão disponibilizadas 15 vagas para a oficina. Haverá uma lista de espera de até 10 pessoas.

Conteúdo: Despertar o interesse do aluno pela poesia — visto aqui não só como a arte da linguagem mas como forma de conhecimento do mundo — em suas mais variadas formas e manifestações. Possibilitar ao aluno conhecimentos indispensáveis para a prática da criação literária em geral, especialmente o texto poético.

 

COMO SE INSCREVER

As pré-inscrições devem ser feitas apenas pelo formulário on-line https://goo.gl/forms/bqZk8m7BX9TUDBwn2 até 23/11/2018 (sexta-feira), 18h.

O resultado será divulgado no site www.sescalagoas.com.br até 30/11/2018 (sexta-feira), 18h.

No caso de seleção, entraremos em contato por telefone e e-mail (é preciso responder a correspondência eletrônica para concluir o processo de inscrição e confirmar a participação) até o dia 03/12/2018 (segunda-feira), 12h. Caso contrário, um suplente será convocado para sua substituição. Por isso é importante que todos os dados fornecidos estejam corretos.

 
SOBRE O AUTOR
 

Rodrigo Garcia Lopes possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Estadual de Londrina (1987), Mestrado em Humanidades Interdisciplinares pela Arizona State University (1992, tese sobre literatura americana) e Doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondentes) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000, tese em poesia norte-americana). Tem 16 livros publicados (poesia, ensaio, tradução, entrevistas) e dois CDs: Polivox (2001, independente, de música e poesia) e Canções do Estúdio Realidade (música, independente, 2013).

Sua poesia está representada em várias antologias importantes de poesia brasileira contemporânea, no Brasil e no exterior, como Poetry Wales (País de Gales), El Poeta y su Trabajo (México), Esses Poetas (organizada por Heloisa Buarque de Hollanda) e no best-seller Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século (Objetiva, 2001). Solarium foi incluído na lista dos mais importantes livros de poesia brasileiros dos anos 90 pela crítica Flora Süssekind (Folha de São Paulo, Caderno Mais!, 23/7/2000). Em 2004, o livro foi escolhido pelo Centre National du Livre (CNL), órgão do governo francês, entre 20 títulos escolhidos a partir de uma lista de mais de 130, para o Programa de Ajuda Especial em Favor da Literatura Brasileira. Em 2012 foi selecionado para participar da residência do prestigiado Programa Internacional de Escritores da Universidade de Iowa (EUA).

Em 2001 Rodrigo Garcia Lopes teve seu poema “Stanzas in Meditation” incluído na antologia Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século (2001), organizado por Ítalo Moriconi (Objetiva). Por dois anos consecutivos foi finalista do Prêmio Jabuti: em 2005, na categoria Melhor Livro de Poemas, com Nômada e, em 2006, na categoria Melhor Tradução, com Folhas de Relva. Compositor, em 2001 lançou o CD Polivox (independente), e nos anos seguintes se apresentou com show homônimo em várias capitais brasileiras. Em 2009 e 2010 foi premiado com a Bolsa Funarte de Criação Literária (para a realização de O Trovador e Estúdio Realidade).

SERVIÇO

MACEIÓ

– O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Criação Literária
– Quem: Rodrigo Garcia Lopes
– Local: Sala de Treinamento NDT, Sesc Poço, Rua Pedro Paulino, 40, Poço, Maceió/AL
– Data: De 03 a 07/12 de 2018, das 18h às 22h0
– Inscrições gratuitas
– Informações: 3201-1374
Fonte: Ascom Sesc Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos