Número de doadores de sangue continua abaixo do esperado em Alagoas

Priscylla Régia/Alagoas24HorasO estoque de sangue no Hemoal é baixo

O estoque de sangue está baixo

O número de doadores de sangue fecha abaixo do esperado em Alagoas. Para atender à necessidade, a região precisa ter 300 bolsas no estoque, mas, atualmente, só tem 123. Segundo a responsável pelo Banco de Sangue do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa), a médica Luciana Andrade, em Maceió, houve um aumento do número de doadores de sangue, mas ainda não correspondente às reais necessidades. “Todos os dias, fazemos cirurgias, atendemos pacientes que sofreram graves acidentes, pessoas com câncer, mulheres grávidas. Todas estas pessoas precisam ou podem precisar de sangue”, afirma.

25 de novembro – Campanha HU

O Banco de Sague do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes realiza, entre os dias 19 e 23 de novembro, atividades em comemoração ao Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro. A programação é voltada à comunidade hospitalar e contará com palestra, abordando o perfil do doador, além de exibição de vídeo institucional sobre a campanha voltada ao doador.

Com o objetivo de captar doações, o serviço funcionará em horário ampliado nos dias 19, 21, 22 e 23 de novembro e recebendo doadores das 7h30 às 12h e das 13h30 às 15h30. Após a palestra, a equipe do serviço estará agendando as doações, que poderão ser realizadas nos dias das ações no Hospital.

Doador Voluntário

Técnica de Segurança do Trabalho do Hupaa, doadora de sangue há dois anos, Maria Robérlia Campos se orgulha de colaborar com a vida do próximo. “Faz toda diferença doar, são 30 minutos que fazem toda a diferença para a outra pessoa. Doar é amor, é vida”, enfatiza. José Samuel Ferreira, 38 anos, doador desde os 18 anos, segue o mesmo raciocínio de Maria Campos. De acordo com ele, o ato de doar é salvar vida, “é uma necessidade humana”, frisa. O dia 25 de novembro foi instituído como o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

A data foi criada com o objetivo de parabenizar doadores de sangue e também conscientizar a população sobre a importância de doar.

Benefícios para o doador

Câncer e ataque cardíaco podem ser evitados

 No Brasil, casos de câncer, Alzheimer e ataque cardíaco vêm crescendo. A notícia boa é que quem doa sangue pode reduzir as chances de ser acometido por essas doenças. O doador de sangue elimina o excesso da substância fósforo presente no sangue, evitando também problemas no fígado, como a cirrose e a insuficiência hepática.

Funcionamento para doação

O atendimento do Banco de Sangue do HU é das 7h30 às 12h, de segunda a sexta. Caso tenha interesse, o doador pode agendar o atendimento através do 3202-3743.

Quem não pode doar

Tiver idade inferior a 16 anos ou superior a 69 anos;

Tiver peso inferior a 50 quilos;

Estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação;

Estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação;

Estiver com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação;

Estiver com febre no dia da doação;

Estiver grávida;

Estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.

Fonte: Ascom HUPAA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos