Família de paciente entubada em UPA busca transferência para o HGE

Arquivo Pessoal

Uma mulher foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Marechal Deodoro, na região metropolitana de Maceió, durante a madrugada deste sábado (17), com suspeita de parada cardiorrespiratória.

A paciente – identificada como Evaneide da Silva, de 51 anos – precisa de transferência para uma outra unidade de saúde, já que na UPA de Marechal Deodoro os aparelhos respiradores estão com defeitos.

“A paciente deu entrada aqui na UPA por volta das 3h40 da manhã e foi diagnosticada com parada cardiorrespiratória e precisava ser entubada. Para ela continuar conosco seria preciso um respirador e os nossos estão com defeitos e estamos fazendo o processo manualmente”, informou o médico plantonista da UPA de Marechal Deodoro.

A família e os profissionais da unidade de saúde informaram que estão tentando transferir Evaneide para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. O problema, porém, é que o maior hospital de Alagoas não dispõe de respiradores também.

“O HGE também não dispõe de respirador e não pode recebê-la. Nós estamos tentando estabilizá-la para depois transferi-la, pois ainda há riscos de haver uma nova parada aqui e ela pode vir a falecer. A paciente está entubada e sedada. Ela tem problemas de diabetes, é amputada e ela tem problemas urinários também. O que pudemos fazer aqui na UPA a gente fez. Mas é preciso uma medicação mais direcionada ao problema dela”, explicou médico.

A filha de Evaneide teme pela morte de sua mãe. Em entrevista ao Alagoas 24 Horas, ela explicou a situação e pediu ajuda com urgência.

“Ela se sentiu mal durante a noite e nós viemos para cá. Aqui na UPA estão fazendo o que podem, mas ela precisa ser transferida com urgência. Nós já tentamos contatos com vários hospitais, mas nenhum tem vaga para receber ela”, desabafou.

A assessoria de comunicação do HGE informou que uma médica do hospital foi enviada à UPA de Marechal Deodoro para avaliar o estado de saúde de Evaneide e, em seguida, transferir a paciente para Maceió. “O estado de saúde dela é muito grave e a transferência é feita de maneira cuidadosa”, explicou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos