Bombeiros registram dez casos de afogamento no Francês neste sábado

Victor Leahy / AL24Horas

Bombeiros – Ilustração

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM-AL) registrou neste sábado (17) pelo menos dez casos de afogamento, apenas na praia do Francês, em Marechal Deodoro, Região Metropolitana da Capital. Da totalidade, três vítimas foram crianças.

Segundo informações da assessoria da corporação, os casos envolveram crianças de 9, 10 e 13 anos, todas do sexo masculino, e sete jovens, cinco deles com 18 anos, um com 17 e outro com 20 anos. Em todos eles as vítimas apresentaram afogamento de grau 1.

Afogamento de Grau 1

Neste tipo de afogamento, as vítimas aspiram uma quantidade mínima de água, suficiente para produzir tosse. Elas apresentam bom nível de consciência, permanecendo lúcidas, porém podem ficar agitadas ou sonolentas.

Os afogados sentem frio e têm suas frequências cardíacas e respiratórias aumentadas devido ao esforço físico, estresse do afogamento e também pela descarga adrenérgica.

Não costumam apresentar secreções nasais ou bucais e podem ainda ficar cianóticas (apresentar coloração azulada da pele ou das mucosas) devido ao frio.

Dicas para evitar afogamentos

O Corpo de Bombeiros orienta os banhistas a ficarem atentos às sinalizações da praia. Observar sempre os avisos de risco colocados nos balneários e ter atenção com a correnteza, principalmente se não conhecerem o local e manter cuidado redobrado com crianças, idosos e após ingerir bebida alcoólica.

Todas as ocorrências foram atendidas por militares e as vítimas resgatadas com sucesso e liberadas ainda no local.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos