IMA e Sedet investigam mancha escura no mar de Ponta Verde

Victor Leahy/Alagoas 24 Horas

Os técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) realizaram, na tarde desta terça-feira, 27, a coleta das amostra da água do mar de Ponta Verde. A intenção é investigar as causas da língua suja que surgiu nesta manhã no mar, nas imediações do antigo Alagoinhas.

Com as chuvas da madrugada de hoje, um volume intenso de água suja saiu das galerias pluviais e desembocou no mar. Os órgãos ambientais irão averiguar agora se os esgotos da Casal transbordaram por conta das chuvas e atingiram as galerias ou se a mancha escura é proveniente de ligações clandestinas.

“Com certeza é ligação clandestina em nossa galeria de águas pluviais. A água escura é sinal de contaminação por esgoto. Vamos avaliar também se há transbordo da rede de esgoto da Casal. Fizemos a coleta, vamos confirmar e tentaremos identificar onde está causando o problema. Se for detectado que foi a Casal, o órgão poderá  ser penalizado”, informou o Coordenador Geral de Fiscalização Ambiental da Sedet, José Soares Barbosa.

José Soares também disse que as amostras colhidas no local passarão pelo teste de coliforme,  ph, salinidade e resíduos sedimentáveis no laboratório do IMA. O resultado já deve sair nesta quarta-feira, 28.

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos