Chuva com granizo assusta moradores do Sertão de Alagoas; assista vídeo!

Atualizada às 13h40

Moradores de cidades do Sertão de Alagoas, Bahia, Sergipe e Pernambuco se assustaram com a queda de uma chuva com granizo na tarde dessa terça-feira (4).

Um caminhoneiro registrou o fato enquanto estava passando pela zona rural de Delmiro Gouveia, em Alagoas.

No bairro Tancredo Neves II, um raio caiu e provocou medo nos moradores da região.

De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh/AL), o temporal foi causado por um choque entre ar quente com ar úmido e a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) registrados na região do Sertão de Alagoas e Pernambuco.

“A zona de convergência do Atlântico Sul, que é uma banda de nebulosidade está atuando desde o norte do país, se estendendo até o oceano. Há também o sistema de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, o chamado Vcan, que está posicionado próximo à costa de Alagoas. A junção desses dois fatores ocasiona a formação de nuvens carregadas, o que justifica a ocorrência de granizo”, explicou o meteorologista da Semarh, Vinícius Pinho.

A Sala de Alerta da Semarh informou também que outros municípios sertanejos, como Major Isidoro, Pão de Açúcar e Piranhas registraram um maior volume de chuva em 24 horas, atingindo 55 milímetros.

Outras cidades localizadas no Sertão tiveram cerca de 24,6 milímetros de chuva, quando o esperado para o mês de dezembro era de 35 mm. No Sertão do São Francisco, choveu cerca de 44,1 milímetros e o esperado era de 35 mm.

Veja Vídeo e fotos da situação registrada em Pão Açúcar, no Sertão de Alagoas, antes e depois da chuva (imagens: cortesia Fagno Pinto).

Fagno Pinto/ Cortesia

Lama invadiu as casas em Pão de Açúcar

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos