Candidatos aprovados no concurso público da Uncisal denunciam contratação precária de funcionários

Defensoria Pública

Os aprovados no último concurso público da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), realizado em 2014, estiveram na sede da Defensoria Pública do Estado, situada na Avenida Fernandes Lima, nesta sexta-feira, 07, para denunciar a contratação de profissionais de maneira precária, através de empenho e processos seletivos simplificados. A prática, de acordo com a denúncia,  está sendo adotada para cargos que possuem candidatos aprovados no cadastro de reserva do referido concurso público, ainda em vigência.

Durante a reunião, o grupo, formado por 12 aprovados nos cargos de Técnico em Enfermagem, Artífice, Gestor de Planejamento de Serviços e Controladoria Interna, Docente e Técnico em Laboratório e denunciou irregularidades na forma como vem sendo conduzidas as nomeações dos trabalhadores das instituições de educação e saúde ligadas à Universidade. Os aprovados foram recebidos pelo defensor público do Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos da Defensoria, Othoniel Pinheiro Neto.

Conforme os candidatos, alguns cargos estão sendo preenchidos por meio de empenhos, cujas informações não são disponibilizadas ao público. Haveria, também, situações em quem, o aprovado no concurso estaria trabalhando as horas para qual foi contratado no concurso e horas a mais através de empenhos.

Leia Também: Defensoria pede na Justiça nomeação de aprovados no último concurso da Uncisal

No caso dos aprovados para o cargo de artífice, a Uncisal nunca nomeou todos os aprovados dentro do número de vagas, mas realizou processos seletivos para preencher as vagas disponíveis.

A Defensoria Pública avaliará individualmente a situação de cada cargo e adotará as devidas medidas judiciais cabíveis, a fim de garantir os direitos dos candidatos.

Nesta semana, o órgão ingressou com ação civil pública pleiteando a nomeação dos aprovados no referido concurso público para o cargo de Nutricionista. A Uncisal tem realizado processos seletivos simplificados para preenchimento das vagas, mesmo havendo candidatos aprovados para os cargos.

Fonte: Defensoria Pública

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos