Consciência sustentável: Maceió avança como cidade arborizada

Pei Fon / Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió tem promovido, por meio de ações sustentáveis, o aumento da arborização nas áreas verdes da cidade. Um balanço realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) identificou que só este ano, a capital recebeu o plantio de mais de 10 mil mudas. Segundo o prefeito Rui Palmeira, o objetivo é avançar ainda mais.

“Sabemos da importância que a arborização exerce numa cidade, principalmente em uma como Maceió, que possui muitas encostas. Com os projetos da Semds, conseguimos trabalhar a conscientização do cidadão sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente”, pontuou Rui.

Uma cidade arborizada colabora com a preservação e a recuperação dos ecossistemas degradados, previne deslizamentos de terra e controla a erosão do solo, além de preservar a fauna e a flora, gerando abrigos e alimentação para os animais.

A arborização é o processo pelo qual as árvores são plantadas extensivamente a fim de equilibrar a exploração madeireira. O projeto de educação ambiental realizado pela Prefeitura de Maceió promove a conscientização dos processos ambientais e o avanço da sustentabilidade na cidade.

Para aproximar o cidadão maceioense das atividades que a prefeitura tem realizado nas áreas verdes da cidade, a Semds lançou o Disque Árvore, basta ligar ou enviar mensagem por meio do aplicativo Whatsapp ao número (82) 98805-4522 e a população pode solicitar poda, supressão ou plantio de árvores pela cidade.

Entre os projetos arquitetados para a ampliação da arborização na capital, destaca-se o Bairro Verde, que é baseado no plantio de árvores em áreas verdes ou espaços degradados pelo descarte de lixo.  Há também o projeto Planta Maceió, uma ação itinerante que faz a doação de mudas aos maceioenses.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

1 comentário

  • Roberto Barbosa da Silva says:

    Maceió a Capital mais suja e porca do país. É uma vergonha!! A unica capital do pais em que a Prefeitura faz compostagem arenosa do lixo da praia com areia da própria praia. Vide as praias da Avenida, Sobral e Pontal na entrada sul da cidade é uma nojeira é um lixão à céu aberto!! Onde estão: o MP Estadual do Meio Ambiente, o Órgão Ambiental do Estado e o Órgão Ambiental da Prefeitura. Nojeira, imundície, sujeira, sacanagem com os incautos que frequentam essas praias nos finais de semanas e feriados. Não existe uma placa de advertência aos banhistas e nem tão pouco Salvas Vidas.VERGONHA VERGONHA VERGONHA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notificações no seu whatsappReceba nossas notificações