Alimentos destinados ao Restaurante Universitário da Ufal serão fornecidos de agricultura familiar

Na última sexta-feira (7), agricultores participaram da solenidade de assinatura dos contratos

Thiago Prado / Ascom Ufal

Reitora assinou contratos com agricultores familiares.

Na manhã da última sexta-feira (7), aconteceu a solenidade de assinatura dos contratos das Associações e Cooperativas da Agricultura Familiar contempladas na Chamada Pública  Nº 01/2018. Os alimentos adquiridos serão destinados às unidades do Restaurante Universitário (RU), dos campida Ufal. O momento foi marcado por grande comoção dos agricultores e convidados.

Compuseram a mesa de abertura a reitora Valéria Correia, o vice-reitor José Vieira e os pró-reitores Silvana Medeiros (Proest), Joelma Albuquerque (Proex) e Flávio Domingos (Proginst). Também fizeram parte da mesa a gestora do RU, Milena de Castro, a professora do curso de Serviço Social Wanda Griep Hirai, a representante do setor de alimentos e agricultura familiar da Secretaria Municipal de Educação (Semed)Ana Carla, e a representante da União Nacional das Cooperativas e Agricultura Familiar (Unicaf), Maria José Alves.

O presidente da Associação dos pequenos e médios produtores do sítio bairro vermelho, do município de Flexeiras, Juliano Santos, aguardava com ansiedade o momento da assinatura dos contratos, e relatou que enfrentava dificuldades para a venda dos alimentos. “É um sonho e uma realização para o pessoal da nossa cidade, pois lá não estávamos conseguindo vender nossos produtos, nem ter visibilidade, e com esse contrato vamos passar a existir e a vender mais”, relatou.

Maria José conta que para os agricultores familiares é um prazer imenso poder fazer parte desse momento. “É difícil começar com agricultura familiar, nós somos discriminados por sermos agricultores, e trazer nossos produtos para dentro da Universidade é um sonho. O nosso sofrimento não é de agora, além da chuva que nos falta, mas o agricultor e nordestino tem essa força, e não perdemos nunca a nossa fé. Quando cai a chuva, colocamos as sementes e pedimos a Deus para dar alguma coisa, e aí estão os frutos que nós começamos a colher”, disse.

Thiago Prado / Ascom Ufal

Reitora assinou contratos com agricultores familiares.

A reitora relatou que poucas Universidades brasileiras cumprem esse papel social, o que é um momento histórico para a Gestão da Ufal, e ressalta a importância dos agricultores. “São poucas universidades, nós entramos para a nona, o que significa 15% das 63 existentes que capitaneiam e fazem valer esse processo de aproximação e fortalecimento de um setor importante da sociedade que é invisível aos olhos da cidade, e a partir da história de vocês queremos dar essa visibilidade. Queremos dizer que vocês são muito importantes para a história desse país, e agora, mais do que nunca, para a Ufal’’, comemora Valéria.

Ao final do discurso dos participantes da mesa, e após o momento que cada agricultor tomou posse do seu contrato para assinar, Maria José fez questão de repetir o coro com todos os participantes da solenidade: ‘’Se o campo não planta, a cidade não janta’’.

Fonte: Ascom Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos