Uso de cartazes em manifestações no Brasil é tema de livro

Publicação é fruto de tese de doutorado da professora da Ufal, Manoella Neves, e será lançada no próximo dia 20 de dezembro

O ano de 2013, que marcou o início de uma série de manifestações pelo Brasil, foi o ponto de partida da professora da Universidade Federal de Alagoas, Manoella Neves, para sua tese de doutorado. Agora, o material se transforma em livro intitulado Muito Além da Cartolina: Cartazes circulantes de manifestações midiatizadas e seu lançamento será na próxima quinta-feira (20), às 19h, numa cafeteria no bairro do Farol, em Maceió.

Segundo a autora, a obra faz o registro da produção de circuitos de circulação e marcação de ambiências midiatizadas, a partir do uso e apropriação do cartaz nas Manifestações de Junho de 2013, no Brasil buscando evidenciar o cartaz como suporte que agencia a circulação midiática.

“Não houve propriamente uma instituição porta voz do que estava nas ruas, dificultando inclusive a cobertura da mídia tradicional. Mas o cartaz estava lá, ocupando as ruas e, para além de ser um suporte físico, ele é e contém mensagem constituída na troca, na interação. Agenciando a circulação, os sentidos circulam e o cartaz apresenta-se como signo circulante”, explicou Manoella.

Outro ponto que motivou a produção do livro foi a forma com a qual os processos de midiatização e suas lógicas afetaram o funcionamento de práticas sociais, tais como as manifestações de rua. “E isso pode ser observado desde a Primavera Árabe que teve seu início marcado com o vídeo colocado em rede, de um vendedor ambulante ateando fogo no próprio corpo após consecutivos confiscos de sua banca de fruta. Manifestantes foram às ruas com cartazete que traziam foto do ambulante morto”, complementou a pesquisadora.

A obra transita ainda por algumas reflexões sobre as manifestações ocorridas em 2013, como aquelas em 2015 e 2016 e as configurações sociais e políticas que os elementos de estudo sugeriram. Todos esses temas sempre retornam ao ponto de partida do trabalho: os cartazes. “O conjunto dos cartazes confeccionados e sustentados na dinâmica das Manifestações de Junho de 2013 no Brasil articula-se em uma rede de conversação que não se encerra em si, sendo capilarizada e transformada por determinado tempo, recebendo influência dos indivíduos, da mídia e da política”, reforçou Manoella Neves.

SERVIÇO

O quê: Lançamento do livro Muito Além da Cartolina: Cartazes circulantes de manifestações midiatizadas
Editora: Appris
Quando: Quinta-feira, 20 de dezembro.
Horário: 19h
Onde: Coffee Break Cafeteria, no bairro do Farol, em Maceió.

Deriky Pereira
Jornalista – MTE 1810/AL
(82) 98824-5437 / 99929-6777 [WhatsApp]

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos