A doença de Trump: o que são esporões ósseos e quais os sintomas?

James Lawler Duggan / Reuters

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi diagnosticado com esporões ósseos em 1968, o que levou a que recebesse um atestado médico que na altura o deixou isento do serviço militar durante a guerra no Vietname. Mas o que isso significa? Os esporões ósseos são uma espécie de nódulos que surgem nos ossos, nomeado pelos médicos de osteófitos.

Estas pretuberâncias crescem ao redor dos ossos e das articulações, segundo informação disponibilizada pelo Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS). Geralmente surgem no pescoço, nos ombros, joelhos, na parte inferior das costas, nos dedos ou no dedo grande do pé, nos pés ou nos calcanhares.

Os esporões ósseos tendem a se formar quando as articulações já foram previamente afetadas por osteoartrite, um tipo de artrite que normalmente surge nos adultos de idade mais avançada, ou após um ferimento na articulação ou no tendão.

A maioria dos esporões ósseos não revela sinais ou sintomas, mas podem causar problemas quando roçam em outros ossos ou tecidos, restringindo o movimento ou os nervos circundantes.

Que tipo de sintomas podem surgir?

– Espinha: pode causar dor e rigidez nas costas;

– Pescoço: pode apertar um nervo ao seu redor e causar dor, sensação de picada, dormência ou fraqueza nos músculos dos braços;

– Pescoço: pode limitar o espaço disponível para os tendões e os ligamentos, e pode estar associado a tendinite;

– Anca e joelho: pode reduzir a capacidade de movimento e está muitas vezes relacionado com artrites dolorosas;

– Joelho: pode causar dor quando se dobra ou estende a perna;

– Dedos: pode provocar nódulos.

Fonte: Notícias ao Minuto

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos