Lavagem do Senhor do Bonfim acontece neste domingo (13), em Maceió

Assessoria

A XIX Edição da Lavagem do Senhor do Bonfim de Maceió acontecerá neste domingo (13/01) com cortejo saindo do jacintinho em direção à Praça do Bonfim, no Poço, numa realização da Rede Alagoana de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana. A manifestação afro-religiosa, também conhecida como ritual das Águas de Oxalá, tem sua concentração na Rua São João, no bairro do Jacintinho, às 15h, de onde segue até o pátio da Igreja do Senhor do Bonfim, no bairro do Poço. O pátio da igreja será lavado com água-de-cheiro, flores e perfumes, pelo povo de santo.

O ritual das Águas de Oxalá é definido pelos estudiosos das religiões afro-brasileiras como “um ritual anual de purificação, renovação”. Pode ser considerado um “rito de passagem”, o fim e o começo, um novo ciclo. É a reverência a presença da água, fonte primordial da vida, que se apresenta em todos os rituais da Religião dos Orixás

A programação inclui fala de autoridades, revoada de pombos, aclamação a paz, queima de fogos em homenagem a Oxalá e ao Senhor do Bonfim.

Com a temática “Diga NÃO à Intolerância Religiosa”, o cortejo segue pelos bairros do Poço e Jaraguá, até a Casa de Iemanjá, na Rua Dona Alzira Aguiar, 429, no bairro Ponta da Terra.

Os organizadores pedem que se vista branco e que todos vão com sua água de cheiro, flores e energia positiva saudar o Senhor do Branco pedindo paz, proteção e dizendo não a intolerância religiosa.

XIX Edição da Lavagem do Senhor do Bonfim de Maceió
Dia: 13/01/2019
Horário: 16h
Local: Igreja do Bonfim do Poço
Informações: (82) 98819-6762 ou 98819-5850

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notificações no seu whatsappReceba nossas notificações