Comunidades de matriz africana homenageiam Nosso Senhor do Bonfim

Jorge Farias / Alagoas24Horas

Lavagem do pátio

Comunidades de matriz africana se reuniram na tarde deste domingo, 13, para homenagear Nosso Senhor do Bonfim com a tradicional lavagem das escadarias da Paróquia que leva o nome do santo no bairro do Jacintinho.

Jorge Farias / Alagoas24Horas

Apresentações Culturais

Em sua XIX edição, numa realização da Rede Alagoana de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, o evento contou com apresentações artísticas de grupos de percussão e maracatu, seguido pelo cortejo que reuniu os fiéis na Praça do Bonfim, no bairro do Poço.

Também conhecida como ritual das Águas de Oxalá, lavou o pátio da igreja com água-de-cheiro, flores e perfumes, pelo povo de santo, como um símbolo de purificação e renovação, como um “rito de passagem”, o fim e o começo, um novo ciclo.

A lavagem do pátio é uma simbologia que faz referência à lavagem da Escadaria da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador (BA), a segunda maior manifestação popular daquele estado e que perde apenas para o Carnaval. Por lá, o rito é repetido há 260 anos.

Jorge Farias / Alagoas24Horas

Cortejo

Autoridades que lutam pela manutenção das tradições e culturas negras falaram ao público presente, enfatizando a temática “Diga NÃO à Intolerância Religiosa”.

Jorge Farias / Alagoas24Horas

Andor de Oxalá

Jorge Farias / Alagoas24Horas

Autoridades falaram ao público presente

 

 

 

 

 

 

 

Agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito acompanharam o cortejo em todo seu trajeto, que ocorreu com tranquilidade e sem causar grandes dificuldades aos motoristas que passavam pela região.

Um andor com a imagem de Oxalá, imagem assumida pelo santo no sincretismo dos cultos afro-brasileiro, foi um dos destaques deste ano.

Após a lavagem o cortejo segue pelos bairros do Poço e Jaraguá, até a Casa de Iemanjá, no bairro Ponta da Terra.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos