Serviço Geológico inicia estudo para gerar imagens de subsuperfície no Pinheiro

Cortesia Semds

Geofísicos iniciam trabalho nas ruas do Pinheiro

Técnicos do Serviço Geológico do Brasil iniciaram na manhã desta terça-feira (15) estudo complementar por Métodos Elétricos da Geofísica para tentar gerar imagens de subsuperfície para identificar a causa das rachaduras no bairro do Pinheiro. Este é apenas um dos estudos que está em andamento para determinar a causa do fenômeno.

O coordenador desta etapa é o geofísico Jayro Andrade, que informou que o equipamento é capaz de analisar o terreno com até 60 metros de profundidade, equivalente a um prédio de 20 anos, analisando qual o tipo de material e sua resistividade. De forma rudimentar, está sendo realizado um raio-x do subsolo na região.

O geofísico explicou que esta etapa irá analisar cerca de dez ruas do bairro, sendo oito delas atingidas pelas fissuras e outras duas incólumes, para que seja estabelecido um comparativo. O trabalho deve durar pelos próximos dez dias e após sua finalização será analisado pelos geólogos e auxiliar, junto com os demais estudos, a determinar as causas dos problemas ocorridos no bairro.

Andrade afirmou, também, que o Serviço Geológico do Brasil não tem registro de danos tão extenso, em tantas unidades habitacionais, em área urbana e que o fato é considerado incomum. O geofísico esclareceu que o equipamento elétrico ainda pode auxiliar a inferir o material do subsolo e que os geólogos irão analisar posteriormente com base em outros métodos complementares.

Novas rachaduras

Na manhã de hoje, um morador do Bloco 16 do Conjunto Jardim Acácia informou que o piso da sua casa cedeu. A Defesa Civil Municipal disse, em contato com o Alagoas 24 horas, que uma equipe foi deslocada para avaliar a situação na unidade habitacional.

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos