Fissuras no Pinheiro: dois estudos devem ser concluídos esta semana

João Urtiga/Alagoas 24 Horas

Os pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil dão prosseguimento nesta segunda (21) aos estudos para identificar as causas do surgimento de fissuras e rachaduras no bairro do Pinheiro. Desde às 8h, a Rua Miguel Palmeira, próximo ao Cepa, foi interditada para realização de estudos de eletrorresistividade, por meio de sondagem elétrica.

Os levantamentos no local devem durar até às 17h e o trânsito foi alterado na região. Até o momento, o mesmo método foi utilizado nas ruas Mário Marroquim, Francisco Amorim, Basileu de Meira Barbosa, Oldemburdo da Silva Paranhos e Rua do Arame. Após a Miguel Palmeira, serão analisadas as ruas Professor José da Silveira Camerino, Pedro Suruagy e Alameda São Benedito.

Também nesta segunda, pesquisadores em Geociências do Serviço Geológico do Brasil começaram a trabalhar com mais uma metodologia de investigação do subsolo no bairro Pinheiro. O objetivo principal é identificar, por intermédio de sondagens a percussão, as características das camadas de solo e sedimentos que compõem o terreno em profundidade.

João Urtiga/Alagoas 24 Horas

De acordo com o pesquisador em Geociências da CPRM Julio Lana, serão executados testes de penetração, a fim de descobrir se no subsolo existem camadas com baixa capacidade de suporte, que poderiam contribuir para a deformação das edificações em superfície. De maneira geral, o teste consiste na cravação de um cilindro metálico por meio da aplicação de golpes causados pela queda livre de um martelo de 65 kg. As perfurações terão profundidade máxima de 20 metros e larguras de cerca de 7cm.

O estudo não oferece nenhum risco à população, tampouco agrava as fissuras e afundamentos já identificados. As batidas do martelo podem gerar ruídos sonoros. As Defesas Civis Estadual e Municipal acompanharão a execução do trabalho.

A CPRM finalizará nesta semana a aquisição de dados dos levantamentos de Eletrorresistividade e Batimetria no município. As informações coletadas serão interpretadas pelos analistas e pesquisadores em Geociências.

João Urtiga/Alagoas 24 Horas

Mudança no itinerário dos ônibus

A SMTT informa que as linhas 027 – Vila Saem/Centro e 608 – Gruta/Iguatemi, que atendem as regiões próximas ao Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no Pinheiro, precisaram sofrer alterações em seus itinerários nesta segunda-feira (21).

As mudanças ocorrem devido à interdição da Rua Miguel Palmeira. Durante a intervenção, as linhas 027 e 608 farão o seguinte itinerário: Rua Barão José Miguel, passando por trás do Cepa, em seguida pelas ruas Coronel Lima Rocha, Ricardo César de Melo, José da Silveira Camerino, Dr. Claudionor de Albuquerque, Manoel Menezes, chegando ao Conjunto Jardim das Acácias e finalizando a viagem no terminal do Sanatório.

O trabalho geológico está previsto para ser concluído no local às 17h, quando as viagens e o itinerário deverão ser normalizados.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos