Conselho nega que material encontrado em ferro-velho contenha Césio-137

Visa

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter) emitiu nota na manhã desta quarta-feira (23) negando que a cápsula encontrada em um ferro-velho na cidade de Arapiraca, contenha Césio-137.

Segundo a entidade, “o elemento suspeito é apenas uma ampola de raios X, que não contém Césio-137. O artefato não oferece qualquer risco para a saúde. A ampola não contém e não emite radiação ionizante nas condições em que se encontra. A peça só produz raios X quando acionada no equipamento, por meio da energia elétrica”.

A informação de que a cápsula conteria Césio-137 foi divulgado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio do seu site oficial. Na manhã de hoje, uma nota da Vigilância Sanitária diz que o material ainda será analisado.

Nota na íntegra:

A Vigilância Sanitária de Arapiraca vem a público esclarecer que, após análise do material apreendido na tarde desta terça-feira (22), em um ferro-velho de Arapiraca, ficou constatado que não contém Césio – 137, como informado anteriormente.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária do Município, Edilson Melo, a análise foi realizada pela empresa Máxima, de recolhimento de material químico e radioativo, que descartou a hipótese de se tratar de uma cápsula contendo Césio – 137, mas de um tubo de raio-X.

“Nesse caso, em se tratando de um tubo de raio-X, nos tranquilizamos e também a própria população. O material foi encontrado fechado, por isso não apresenta perigo. E, mesmo se tivesse sido aberto, não teria a proporção do Césio – 137. O risco de contaminação seria restrito para quem manipulasse o material”, explicou o coordenador.

Edilson Melo ainda informou que o material encontrado também vai passar por avaliação do Centro Regional de Ciências Nucleares. E que o tubo está guardado em lugar seguro, aguardando o recolhimento adequado da empresa.

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos