Vídeo mostra brasileiros sendo agredidos por falarem português em Londres

Um vídeo de um grupo de brasileiros sendo agredido verbalmente por uma mulher britânica em Notting Hill, nos arredores da região central de Londres, foi registrado no último sábado. A mulher teria atacado os brasileiros por “se sentir intimidada porque o grupo falava português”. O incidente foi captado pela maquiadora Natália Rossini, que divulgou as imagens no seu Facebook, junto a detalhes do caso.

“Hoje fomos atacados por uma mulher descontrolada porque andávamos na rua falando em português. Eu, meu marido e um amigo nosso, brasileiros nativos [estávamos] falando nossa língua, ela veio gritando que era para nós pararmos de falar nossa língua nativa enquanto estivesse no ‘país dela'”, escreveu Natália.

De acordo com Gabriel Amorim, marido de Natália, o grupo tinha acabado de sair de uma pista de skate do bairro e andava na calçada quando cruzaram com a britânica, que passeava com o seu cachorro. Eles sorriram para o animal e continuaram andando enquanto conversavam em português. Logo em seguida, a mulher vociferou que eles tinham que falar em inglês e que estavam “desrespeitando a Inglaterra”.

— Ela disse que estava se sentindo em perigo porque a gente estava falando nossa língua nativa enquanto andávamos atrás dela — disse Gabriel.

Ele afirmou ainda que tentava acalmar a britânica quando tomou um soco no peito. A partir desse momento, Natália começou a gravar a reação da mulher que, de acordo com eles, não parecia estar alcoolizada nem drogada.

No vídeo, a britânica, que usava um chaveiro com a bandeira do Reino Unido pendurado no pescoço, diz que já esteve no Rio de Janeiro e que é “dona de metade” da cidade.

— Vocês estão em Londres, quando eu estou no Brasil, eu falo ‘brasileiro’ — disse ela.

A Inglaterra, assim como os demais países que compõem o Reino Unido, está inserida em um cenário político conturbado desde o referendo de 2016, que declarou a saída da União Europeia, contando com o apoio de grupos xenófobos.

— Para mim, isso tem bastante a ver com o Brexit. É o caso de uma pessoa ignorante, que não consegue aceitar que a rua não é um espelho da vida dela — afirmou Gabriel. — Principalmente em Londres, você está sujeito a uma diversidade muito grande de pessoas, de idiomas, de cores, de raças e de religiões.

Natália, que possui passaporte europeu, e Gabriel, que tirou visto britânico, se mudaram para a Inglaterra há uma semana e estão à procura de emprego. O casal afirmou que sempre foi bem recebido no país e que recebeu a recomendação de fazer uma queixa policial depois de postarem o vídeo em um grupo de brasileiros residentes na Inglaterra. Na delegacia, eles disseram ter obtido todo o apoio necessário e foram informados de que o caso seria enviado para polícia local do bairro.

Fonte: Extra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos