Desafios de conciliar a maternidade com a graduação: conheça a história da esteticista Isis dos Santos

Lei 6.202/75 garante que estudantes grávidas continuem suas graduações

Levy Azevedo

Maternidade e graduação, como conciliar – Crédito –

Seguir na faculdade ou trancar a matrícula? Essa é a dúvida crucial que aflige estudantes que descobrem que estão grávidas durante a graduação. Isis dos Santos, de 31 anos, é mãe da pequena Paola, de apenas 3 anos, e passou por este dilema. Ela viu nos estudos uma oportunidade de mudar de vida. “Meu avô sempre me falava aquela famosa frase ‘A caneta é mais leve que a enxada’ e isso sempre ficou marcado na minha mente”, relembra.

Quando teve Paola, apesar das dificuldades, Isis nunca pensou em desistir. Sua filha não seria desculpa para não correr atrás dos seus sonhos. Pelo contrário, a maternidade a impulsionou a buscar sempre o melhor. Começou a fazer algo que desse retorno financeiro. Foi quando descobriu seu talento para área de Estética. Formou e atua na área.

Mas, esse não foi o ponto final. Isis segue investindo na educação como forma de crescimento. Hoje, já é graduanda do 3º semestre do curso de Biomedicina, na UNP. “Tudo foi crescimento. Contei muito com ajuda da minha família, mas infelizmente muitas mães não têm esse apoio”, lamenta a esteticista.

Após uma postagem da foto de formatura de estética amamentado a Paola, Isis vem sendo inspiração para muitas outras mães que estão enfrentando o desafio de conciliar a maternidade com os estudos. Na primeira vez que Isis publicou a foto, em outubro do ano passado, a repercussão foi enorme. “Foram mais de sete mil curtidas, com comentários positivos, mas também com comentários negativos. As pessoas julgam muito”. Esta semana, quando novamente fez a postagem, a foto novamente viralizou nas redes sociais. Desta vez, houve um “boom” de comentários positivos e de muito apoio. “Muitas mães estão me procurando com mensagens positivas e até mesmo mandando fotos também na formatura com seus filhos. Isso mostra que não estamos sós, nós apoiamos mutuamente”, comemora.

A repercussão da imagem pegou Isis de surpresa. “Nunca imaginei que essa simples foto pudesse causar uma repercussão tão grande! Obrigada. Lute como uma mãe” comentou em seu stories de uma rede social. Além dessa postagem a esteticista destaca em uma das suas fotos de formatura: “Quebrando tabus, paradigmas e preconceitos: vai ter mãe formada SIIIIM”.

Hoje Isis segue em uma rotina bem corrida, mas já consegue financeiramente colocar sua filha na creche enquanto ela se dedica ao trabalho. Apesar dos custos e da sobrecarga de responsabilidades já que é mãe solteira, Isis nunca reclama e tem muita gratidão por tudo que conquistou até hoje. “Sei que muitas pessoas conseguem até mais, o que eu consegui até aqui foi isso. Só tenho gratidão e não me canso de agradecer à minha família”.

Pamela Lisboa

Maternidade e graduação, como conciliar

Apesar de ter contado com a apoio da família, Isis sabe que muitas outras mães não tenham essa oportunidade. Assim, elas precisam levar os filhos para as aulas ou até mesmo se ausentar da faculdade por eles. O regime especial para gestantes universitárias, muitas vezes, não é cumprido pelas faculdades até mesmo por desconhecimento.

De acordo com a Lei 6.202/75, que existe há 35 anos, universitárias grávidas podem ter acesso ao conteúdo das aulas, realizar provas e cumprir outras atividades acadêmicas em casa a partir do oitavo mês de gestação. Apesar da garantia no papel, na prática, muitas mães acabam abdicando do sonho da formatura diante das dificuldades. Trancam o curso porque não conseguem acompanhar as aulas, trabalhos e provas. E a decisão de interromper os estudos não é influenciada apenas pelos nove meses de gestação, mas também pelo processo de pós-parto e amamentação.

Estudo sempre é alternativa

Se inspirou na história de Isis dos Santos? Saiba que estudo sempre é fonte de conhecimento e crescimento. Programas de inclusão educacional, como o Educa Mais Brasil, vem proporcionando o incentivo aos estudos por meio de Bolsas de estudo de até 70% de desconto.  O programa oferece cursos de graduação, cursosEJA e educação básica. São várias opções, tanto para seu filho, como para você. Entre no site do Educa Mais, escolha a modalidade de ensino e faça sua inscrição. É simples e gratuito. Nunca é tarde para voltar a estudar.

Fonte: Educa Mais Brasil

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos