Hemoal Maceió suspende coleta de sangue na tarde desta terça (19) para manutenção predial

Dispensação de sangue para hospitais e atendimento a pacientes hematológicos ocorre normalmente

Carla Cleto

Hemoal Maceió suspende coleta de sangue na tarde desta terça (19) para manutenção predial

Para realizar a manutenção do sistema de refrigeração do Núcleo de Doação de Sangue, que apresentou instabilidade, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), unidade Maceió, vai suspender a coleta de sangue, na tarde desta terça-feira (19). A medida preventiva integra o Plano de Contingência do órgão, localizado no bairro Trapiche, e tem o intuito de evitar uma pane elétrica, colocando em risco a integridade dos candidatos à doação, servidores e a qualidade dos hemocomponentes captados.

Mas o Núcleo de Dispensação de Sangue irá funcionar normalmente para atender a demanda de transfusões dos pacientes internos nas maternidades e hospitais alagoanos. Quanto aos pacientes acometidos por doenças hematológicas, a exemplo da hemofilia, o atendimento especializado também está assegurado, por meio do Ambulatório de Hematologia do Hemoal Maceió.

“Trabalhamos guiados por um Plano de Contingência, que é acionado cada vez que ocorre alguma intercorrência técnica. De forma preventiva, atuaremos para fazer as correções necessárias, porque não podemos trabalhar de forma improvisada, principalmente no tocante à captação de doadores”, explicou a gerente do Hemoal Maceió, Verônica Guedes.

De acordo com o supervisor administrativo do órgão, a manutenção é necessária para que o Hemoal Maceió continue atendendo a todas as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso porque, “é necessário atuar de forma preventiva, primando pelo conforto e segurança dos usuários e servidores”, ressaltou, ao informar que as doações de sangue serão retomadas nesta quarta-feira (20), às 7h.

Fonte: Ascom / Sesau-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos