Projeto Jazz Panorama ao Vivo traz como convidado o instrumentista Derico Sciotti

Divulgação

Derico Sciotti

O projeto musical Jazz Panorama ao Vivo traz como convidado especial na sua sétima edição, o multi-instrumentista Derico Sciotti. O espetáculo acontece no dia 27 de fevereiro de 2019, às 20 horas no Teatro de Arena, anexo ao Teatro Deodoro, Centro de Maceió. O evento, que ocorre desde abril de 2018, já passou a fazer parte da programação cultural da capital alagoana.

ORIGENS NO RÁDIO

O programa Jazz Panorama foi criado em 1987 para trazer ao seu público o melhor do jazz. Começou a fazer parte da programação da Rádio Educativa de Alagoas, a princípio com apenas uma edição semanal, e tornou-se o programa de maior audiência da emissora. Este sucesso fez com que passasse a ser transmitido diariamente. Desde o início, o Jazz Panorama é produzido e apresentado por Juan Maurer, jazzófilo de origem peruana, mas que passou boa parte de sua juventude e vida adulta nos Estados Unidos, onde teve a oportunidade de testemunhar ao vivo apresentações de alguns dos grandes nomes desse gênero musical. Maurer é radicado no Brasil desde os anos 1970.

Após algumas semanas no ar, o Jazz Panorama passou a contar com a colaboração e o conhecimento jazzístico do alagoano Imanoel Caldas, como Maurer, também dono de uma inacreditável coleção discos e grande conhecimento sobre o Jazz. Dos desafios iniciais, quando faziam a produção quase artesanal dos programas com gravações e mixagens dos originais em LP em fitas k7 até as facilidades da era digital, quando tudo passou a ser produzido e editado em computadores de última geração, o Jazz Panorama só viu crescer, manter e renovar o seu público ouvinte.

DO RÁDIO AO PALCO

A partir de 2018, o Clube do Jazz, um grupo de músicos de Maceió liderado pelo baixista e produtor musical Félix Baigon, que nos últimos anos vem se dedicando a trazer para o público local o melhor do gênero, passou a promover um evento que já entrou para o calendário cultural de Maceió: o ´Jazz Panorama ao Vivo´. O evento traz para o palco a mesma fórmula didática e o repertório de altíssima qualidade, já conhecidos e apreciados pelos fãs do programa no rádio. Nessas apresentações, clássicos e novos temas do jazz são executados pela banda do Clube do Jazz e convidados especiais, com informações dessas composições, seus autores e músicos trazidos ao público por Juan Maurer em pessoa.

O projeto caiu no gosto do público alagoano inclusive vem recebendo visitantes de outros estados em cada uma de suas edições. Agora em fevereiro traz para Maceió o multi-instrumentista Derico Sciotti, que ficou nacionalmente conhecido como componente do Quinteto do Jô, grupo musical que acompanhou o humorista e apresentador Jô Soares durante todas as temporadas em que seu programa de entrevistas esteve na televisão.

SOBRE DERICO SCIOTTI

Profissional desde os 11 anos, Derico Sciotti começou seus estudos de flauta aos 5 anos de idade. De formação erudita, Derico obteve grande repercussão nacional a partir de 1974, quando ganhou vários concursos nacionais e internacionais para jovens instrumentistas.

No fim da década de 1970, paralelamente à sua carreira erudita, Derico passa a se dedicar também a outros estilos musicais como jazz, blues, e música experimental. É neste momento que se abrem suas perspectivas, aprendendo linguagens novas, inclusive em instrumentos variados como saxofone, piano, guitarra, contrabaixo, violão e bateria. Torna-se multi-instrumentista e parte para uma carreira mais popular, onde conhece artistas com quem passa a trabalhar, tais como Dominguinhos, Diana Pequeno, Trovadores Urbanos, Ana de Hollanda, Celso Viáfora, Márcia Salomon, Chico César, Eliete Negreiros, além de participar com o Grupo nima de shows com artistas como Hermeto Paschoal, Egberto Gismonti, Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé e Grupo Rumo.

Em 1990, Derico é convidado a participar das gravações do programa de entrevistas de Jô Soares, à época no SBT, e permaneceu como saxofonista e flautista do grupo musical que animava a atração até a sua última temporada, já na Rede Globo, em 2017. Este trabalho o possibilitou acompanhar músicos como Chick Corea, George Benson, Billy Cobham, Stacey Kent, Ian Anderson, Ray Coniff, Randy Crawford, Cláudio Roditi, Roberto Carlos, Gilberto Gil, Raul de Souza, Pepeu Gomes, Ed Motta, Pedrinho Mattar, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Lenine. Com isso, surgiram possibilidades para que Derico pudesse alavancar sua carreira solo com a gravação de 12 CDs, além de shows por todo o Brasil e no exterior.

SERVIÇO:
Jazz Panorama ao Vivo – Com Clube do Jazz de Maceió e Derico Sciotti
Data: 27 de fevereiro de 2018
Hora: 20h00
Local: Teatro de Arena, anexo ao Teatro Deodoro, na Praça Deodoro, Centro de Maceió.
Ingressos: R$ 40,00 inteira e 20,00 meia, com venda antecipada online com link em www.jazzpanorama.com

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos